Basílica
 Dados Gerais do Carmo
 Basílica Tombada
 Significado Histórico
 Pobre Matriz Rica
 Basílica na História
 Outras Informações
 Livro da Basílica
 Pinturas
 Iconografia
 Órgão Tamburini
 Coral Vozes do Carmo
 Horários de Missas
 Horários de Confissões
Paróquia
 Histórico
 Párocos
 Pastorais
 Atividades
 Calendário Anual
 Horários
 Batizados
 Casamentos
 Escola Paroquial
 Capela N.Sra.Boa Morte
 Templo Votivo
 
N. Sra. do Carmo
 Festa: 16 de Julho
 Devoção e História
 Novena
 Cânticos
 Oração
 Reza do Terço

 

 

 

 

 

 Recomende este site

 

 

 
 

"Um só tronco, muitos ramos"

(Cf. Jo 15,5)

 

 

 

 

 

Objetivo Geral da Igreja de Campinas

Diante dos desafios do novo milênio, atentos à realidade urbana de nossa Igreja na vivência da mística trinitária, eucarística e pascal, evangelizar Jesus Cristo e o projeto do Pai, à luz da opção preferencial pelos pobres e excluídos, com o testemunho profético de uma Igreja de comunhão e missão, misericordiosa e solidária com os que sofrem, acolhedora e aberta ao diálogo, para a construção de um mundo de justiça e liberdade, de irmãos e irmãs, sinal do Reino definitivo.

 

 

 

 

 

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Calendário Anual das Atividades Pastorais

"Jesus está presente em meio a uma comunidade viva na fé e no amor fraterno. Também o encontramos de modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunhos de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo" (Documento de Aparecida, 256-257).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastoral da Acolhida

Desafio:

Aprimorar o acolhimento das pessoas na nossa Paróquia.


Proposta Cristã:

Acolher a todos que buscam no encontro pessoal, o relacionamento solidário e fraterno, acolhendo-os com alegria, amor, respeito e integrando-os na comunidade.


Pistas Pastorais
 

Serviço: acolher,escutar e orientar, quando necessário.
 

Diálogo: que suscite relacionamentos de amizade e fraternidade universal.
 

Anúncio: conscientizar sobre a necessidades e a participação dos cristãos nas comunidades e na vida diária da Igreja, através das diversas Pastorais.
 

Testemunho: testemunhar a fraternidade, acolhendo os que desejam participar da comunidade.

 

Início  

 

 

 

Apostolado da Oração

É a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção.
Desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.

 
 

 

Início  

 

 

 

Pastoral do Batismo

O Sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da Vida no Espírito e a porta aberta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão.
O objetivo da Pastoral é preparar os Pais e Padrinhos para o primeiro sacramento da Iniciação Cristã, e conscientizá-los sobre a verdadeira missão que cada um terá na vida de seus filhos e afilhados, enfatizando a responsabilidade que cada um assume, diante de Deus, na caminhada para o crescimento e amadurecimento da fé.

 

Outras informações e orientações para o Batismo: clique aqui

 

 

Início 

 

 

 

Campanha da Fraternidade

A Equipe responsável pela Campanha da Fraternidade tem a função de

planejar a CF na Paróquia: o que organizar, quem envolver, calendário a ser seguido, como atuar.

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral do Canto Litúrgico

A Pastoral do Canto Litúrgico tem a função de motivar e animar a comunidade nas celebrações Litúrgicas. Na liturgia, o canto une as pessoas, anima e dá vida à celebração.
O canto e a música na liturgia devem ter bem claro o princípio fundamental formulado pelo Concílio Vaticano II: “...a música sacra será tanto mais santa, quanto mais intimamente estiver ligada à ação litúrgica...” (SC 112c).

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral da Catequese

A Catequese é como um momento ou um aspecto de evangelização. Tem como conteúdo a própria evangelização: a mensagem ouvida e acolhida com o coração deve ser aprofundada e, em seguida, vivida no cotidiano. É um processo de educação da fé em comunidade; é dinâmica, sistemática e permanente.


O objetivo da Pastoral é a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciar na plenitude da vida cristã.

 

Trata-se de fazer crescer o germe da fé, semeando pelo Espírito Santo, com o primeiro anúncio do Evangelho, transmitindo eficazmente pelo Batismo. Catequizar é fazer com que alguém se ponha não apenas em contato, mas em comunhão e intimidade com Jesus Cristo. Na Paróquia, a Catequese  é dividida em:

 

1) Catequese Infantil - Grupos de Crianças de 6 a 8 anos e de 9 a 12 anos:
Formação cristã da iniciação bíblica e do conhecimento das verdades da fé.

 

2) Catequese da Perseverança - Adolescentes de 12 a 14 anos:
Encontros para aprofundar a catequese infantil e preparar o adolescente para a participação na comunidade.

 

3) Catequese de Adultos - Acima de 14 anos
Catequização sistemática de leigos adultos. Introdução à teologia, em vista de formar cristãos conscientes e integrá-los na comunidade.

 

4) Catequese para Crisma ou Confirmação - Acima de 14 anos
Preparação sistemática de jovens para receberem o sacramento da Crisma.
O Sacramento da Crisma é o que imprime caráter, pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã, são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados mais perfeitamente à Igreja. Fortalece-os e mais estritamente os obriga a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem e defenderem a fé (CDC. Cân. 879).

 

 

Início 

 

 

 

Forania “Imaculada Conceição”

A Colegiada da Forania “Imaculada Conceição” é constituída pelos Párocos e representantes das seguintes Paróquias

 

- Paróquia Divino Salvador

- Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Catedral Metropolitana)

- Paróquia Nossa Senhora das Dores

- Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Basílica)

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus

- Paróquia São Benedito

- Paróquia São Paulo Apóstolo

- Templo Votivo do Santíssimo Sacramento

- Igreja Menino Jesus de Praga

- Paróquia Pessoa São Paulo Chong Hasang - para os coreanos

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral da Comunicação (“Pascom”)

A "Pascom" visa à integração e comunicação entre as diferentes pastorais, serviços e movimentos que existem na Paróquia .
Procura otimizar os veículos de comunicação existentes, para divulgar e propagar externamente os acontecimentos, levando um pouco mais a Palavra de Deus para dentro dos lares dos paroquianos e de toda a comunidade.

 

Desafio: tornar eficiente a comunicação em todos os níveis da Paróquia.


Proposta Cristã: a utilização dos meios de comunicação de forma racional, cristã, eficaz e numa linguagem clã que favoreça a comunicação, o diálogo e o anúncio das verdades às pessoas, à comunidade e à sociedade em geral.


Pistas Pastorais


Serviço: Tornar disponíveis os conhecimentos e as informações, utilizando-se de todos os meios de comunicação.


Diálogo: Valorizar o trabalho de cada um e respeitar as diversidades.


Anúncio: Comunicar-se de modo objetivo e eficaz, tendo em vista a missão da Igreja.


Testemunho: Vivenciar a unidade e o conhecimento mútuo em vista da vivência do amor cristão.

 

 

 

Início 

 

 

 

Confraria Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Associação de fiéis para viver a devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o objetivo de rezar pelo mundo inteiro, pelas vocações sacerdotais e religiosas (Novena Perpétua) e assistir crianças carentes desde o pré-natal.

 

Início 

 

 

 

Pastoral do Dízimo

A Pastoral busca consolidar o dízimo como fonte de recursos, para que a paróquia possa exercer o seu trabalho nas dimensões religiosa, social e missionária.
O objetivo consiste em despertar a consciência e a co-responsabilidade de cada fiel pela sua Arquidiocese, através de sua Paróquia, como sinal de gratidão, doação e serviço a Deus e à Igreja, descobrindo as três grandes dimensões do dízimo: religiosa, social e missionária.

 

Dimensão Religiosa:

Toda a preocupação da Igreja em expandir a fé, levando todo o povo à adoração, louvor e agradecimento a Deus (Liturgia, Pastoral).


Dimensão Social:

A preocupação com os mais necessitados, acolhendo Jesus nos pobres, por meio de um trabalho permanente de promoção social.


Dimensão Missionária:

A preocupação com a proposta missionária da Igreja, levando a experiência de fé em Jesus Cristo a todos os povos.

 

  

Início 

 

 

 

Equipe de Promoção de Eventos

Promover comemorações, eventos e confraternizações, com o objetivo principal de fomentar a união e a fraternidade da comunidade, além de angariar recursos para as despesas extraordinárias da Paróquia.

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral da Família

A família é a célula originária da vida social. É a sociedade natural, na qual o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações dentro dela, constituem os fundamentos da liberdade, da segurança e da fraternidade, no conjunto social.

 

A família é a comunidade na qual, desde da infância, se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade.


Por ser uma comunidade de Fé,  de Esperança e de Caridade, a família cristã é chamada de Igreja Doméstica. A Catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da Fé. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a orar e a descobrir sua vocação de filhos de Deus.


A Paróquia é a comunidade eucarística e o centro da vida litúrgica das famílias cristãs. É um lugar privilegiado da catequese dos filhos e dos pais.
A Pastoral familiar tem como objetivo a formação espiritual de grupos e movimentos de evangelização, que levam ao fortalecimento da família como Igreja Doméstica e formadora da comunidade. Promove-se a família, fortalecendo a fé desde a infância, até a terceira idade.

 

 

Início 

 

 

 

Grupo de Coroinhas

 

Prepara as crianças para auxiliar nas celebrações da Santa Missa.

 

Início 

 

 

 

Grupo de Promoção Social

 

1) Auxílio para recuperação de Alcoólatras e Toxicômanos

a) Ceread
b) Alanon

c) NA (Neuróticos Anônimos) - Grupo Vitória

 

2) Despertar a criatividade objetivando a Cidadania

a) Artesanato

b) Corte e Costura


3) Promoção da Saúde na Terceira Idade

Hata Yoga para Cristãos  

“Não podemos acrescentar anos à vida, mas podemos acrescentar vida aos anos”.

 

 

Início 

 

 

 

Grupo de Oração

É a oração posta a serviço, pela intercessão de nossos irmãos.

Propõe-se a desenvolver uma espiritualidade voltada para Deus e os irmãos, a oração como itinerário de vida.

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral da Liturgia

Organiza, prepara e ajuda na realização das celebrações litúrgicas.
A Liturgia, como ação de Cristo e da Igreja, é exercício do sacerdócio de Jesus Cristo (SC.269). É o ápice e a fonte da vida eclesial (SC.279). É um encontro de Deus com o seu povo, reunido em assembléia.
Na Liturgia, Cristo se faz presente na Igreja (assembléia) reunida, na Palavra proclamada e na Eucaristia partilhada.

 

 

Início 

 

 

 

Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística

Têm como objetivo auxiliar o sacerdote nas celebrações litúrgicas.
As principais atividades são: preparar o altar, distribuir a Comunhão Eucarística nas celebrações e a enfermos e idosos, acolher as pessoas, além de cuidar da preservação dos objetos sagrados, inclusive do altar.

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral dos Noivos – Preparação para o Matrimônio

Objetiva a preparação dos casais para assumirem o Sacramento do Matrimônio e o Casamento na perspectiva evangélica. O exemplo e os ensinamentos dos pais e da família, continuam sendo o caminho privilegiado dessa preparação.
O papel dos pastores e da comunidade cristã como “Família de Deus” é indispensável para a transmissão dos valores humanos e cristãos do Matrimônio e da Família, mais ainda porque, em nossa época, muitos jovens conhecem a experiência dos lares desfeitos, que não garantem mais suficientemente essa iniciação feita dentro da família.

 

Equipe de Cerimonial dos Casamentos

Preparação e apoio para celebração do Sacramento do Matrimônio.

 

 

Início 

 

 

 

Oficina de Oração e Vida

Ensina jovens e adultos a rezarem e se aprofundarem na arte de orar.

 

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral da Saúde

É um serviço da Igreja desempenhado por pessoas dotadas de espírito solidário e caridoso, junto aos doentes da Paróquia.
Prestam assistência religiosa aos enfermos da Paróquia, em nome da comunidade, quando solicitados, visitando-os nas casas e hospitais, levando a solidariedade, conforto, a palavra de Deus e uma presença amiga, providenciando confissões e comunhão e dando-lhes visão cristã da vida e do sofrimento.

 

 

 

Início 

 

 

 

Serviço de Escuta Cristã

Acolhida e escuta fraterna, em atenção às pessoas que procuram a Basílica em busca de conforto e compreensão. É a manifestação da misericórdia de Deus, na acolhida dos irmãos aflitos.
É uma equipe de pessoas preparadas para “ouvir”. Qualquer pessoa pode conversar sobre suas dificuldades ou, simplesmente, desabafar.

 

 

Início 

 

 

 

Venerável Ordem Terceira do Carmo

Sodalício de leigos e leigas que desejam viver a espiritualidade de oração e compromisso apostólico, segundo a Ordem Carmelita.

 

 

Início 

 

 

 

Vicentinos

Ligados às “SSVP”, as conferências vicentinas de nossa Paróquia prestam ajuda material e espiritual aos mais necessitados, devidamente cadastrados, na linha de proposta de Frederico Ozanan, ou seja, levar aos irmãos desamparados, doentes, desempregados: o alimento físico e espiritual, conforto, paz, amor e luz, roupas, remédios, ensinando o evangelho, rezando o terço, orando e confortando a todos em visitas domiciliares.


Em nossa paróquia há 2 conferências vicentinas:

a) Conferência Nossa Senhora do Carmo

b) Conferência Santa Cruz

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral Vocacional

O objetivo da Pastoral é a conscientização da comunidade de que cada cristão é responsável pelas vocações “Sacerdotais, Religiosas, Leigas, Matrimoniais e Missionárias”.

 

 

“Hora Santa Vocacional”

Grupo que reza pelos sacerdotes e vocações em geral.

 

 

Início 

 

 

 

Pastoral do Idoso - Vida Ascendente

Objetivos da Pastoral da Pessoa Idosa: clique aqui

 

Início 

 

 

 

 

Saiba mais

Pároco Atual  

Liturgia Dominical  

  Liturgia Diária  

Horários da Basílica  

Carmelitas em Campinas  

Imagens e Idolatria  

Links  
  AVISOS  
Escapulário

Origem  

Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

Google

 

 

 

 

 

 

 

 
© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil