Basílica
 Dados Gerais do Carmo
 Basílica Tombada
 Significado Histórico
 Pobre Matriz Rica
 Basílica na História
 Outras Informações
 Livro da Basílica
 Pinturas
 Iconografia
 Órgão Tamburini
 Coral Vozes do Carmo
 Horários de Missas
 Horários de Confissões
Paróquia
 Histórico
 Párocos
 Pastorais
 Atividades
 Calendário Anual
 Horários
 Batizados
 Casamentos
 Escola Paroquial
 Capela N.Sra.Boa Morte
 Templo Votivo
 
N. Sra. do Carmo
 Festa: 16 de Julho
 Devoção e História
 Novena
 Cânticos
 Oração
 Reza do Terço

 

 

 

 

 

 

 Recomende este site

 

 

 

 
 

Preparação para o Natal

Basta iniciar-se o mês de dezembro e por todos os lados já sentimos uma atmosfera de alegria e paz que é tão característica desta ocasião. Afinal, o Natal é uma das principais festas dos cristãos no mundo inteiro. É também a festa da família, quando todos se reúnem em torno do presépio e da ceia com espírito de união e solidariedade. E é neste mesmo espírito que devemos aproveitar a oportunidade e manifestar todo nosso amor pelas pessoas que nos são caras. O resultado de uma simples mensagem dita de coração àqueles a quem amamos, apresenta um valor que dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar.

Nesta época do ano muitos parecem ficar ansiosos e aflitos para resolver seus problemas antes que o ano se acabe, o que não raramente acaba produzindo um estresse coletivo e desnecessário. Este também é um momento em que as pessoas se dão conta de que precisam fazer o bem, ajudar o próximo e ser generosas, movidas muitas vezes pelo estímulo de mensagens publicitárias. Generosidade é sempre bem vinda, mas não deve ser restrita a uma única ocasião. Fazer o bem não tem hora. Por isso, como cristãos, não pensemos no próximo somente nesta época do ano, em nome do suposto "espírito natalino".

Dezembro chegou. O último mês do ano é um dos meses mais belos e significativos. Fim de ano é sempre uma ocasião para fazermos uma revisão de nossa vida, uma oportunidade para avaliarmos nossas conquistas e fracassos não apenas no plano material, mas também no plano espiritual, cultural e humano.

Dezembro é o mês da esperança. É tempo de fazermos novos projetos e propósitos com confiança na ajuda de Deus e na proteção materna da Virgem Maria. É tempo de ação de graças a Deus Pai pelos favores e bênçãos recebidos, que são manifestações do seu infinito amor para conosco, e de gratidão a Nossa Senhora pela sua constante proteção durante o ano que está terminando.

Dezembro é também mês de ternura, porque neste mês celebramos o nascimento de Jesus na pobreza, humildade, simplicidade. No presépio, em Belém, na pessoa do Menino Deus nasce o amor, a compaixão, a solidariedade e a esperança de um mundo novo. Maria e José contemplando o seu filho na manjedoura é a ternura palpável de Deus que se torna frágil e pobre para partilhar nossa vida e nos trazer a salvação.

Dezembro é, finalmente, o mês da alegria, porque Jesus veio nos fazer filhos de Deus e, n'Ele, irmãos e irmãs uns dos outros. Ele veio nos libertar do pecado e nos restituir a amizade divina. Ele veio nos libertar da morte e garantir-nos a ressurreição.  Ele veio nos tirar do desespero de uma vida sem sentido, para nos despertar para o verdadeiro sentido da vida, dom de Deus, e que só tem valor se fizermos dela um serviço a Deus e aos nossos irmãos, sobretudo, aos mais pobres.

Neste Natal, apesar da violência e muitos outros males que nos afligem, ofereçamos a todos a esperança, a ternura e a alegria que brotam do nascimento de Jesus. Preparemo-nos bem para celebrarmos o Natal.

 

 

 

 

Novena de Natal

Existem muitos modos de nos prepararmos bem para o Natal. Um deles é fazendo a Novena de Natal. A tradição desta Novena nos coloca em sintonia com aquela primeira novena feita por Nossa Senhora junto com os discípulos, em preparação à vinda do Espírito Santo (At 1,13-14). Assim, o nosso Natal não será apenas uma festa de comes e bebes e troca de presentes, mas a celebração do aniversário de Jesus, no grande mistério de amor que é a Encarnação do Verbo divino.

A alegria da fé nos faz contemplar um Deus que se fez nosso irmão, presente numa criancinha. Um Deus ternura, bem próximo de nós, como Palavra encarnada, cheia de luz, que nos comunica um amor infinito. Quem pode ir ao encontro dessa Luz? Todos os que se empenham na busca e na promoção da paz. Ainda que o mundo prefira as trevas da corrupção e da violência, essa escuridão já não poderá dominar a Luz, porque "a Palavra se fez carne e habitou entre nós" para sempre.

A Palavra de Deus veio para todos os seres humanos, de todos os tempos, porque Deus se encarnou na natureza humana da qual todos participamos. Onde houver trevas, é preciso que brilhe a luz dessa Palavra, através da nossa fé e do nosso testemunho de comunidade fraterna. Acolhendo com o coração a Palavra de Deus, para melhor nos prepararmos para o nascimento de nosso Salvador, nesta Novena vamos meditar  a respeito de alguns mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, diretamente relacionados com nosso plano de salvação.

Que nossa mente e coração se abram para a graça, pois Deus está mandando seu próprio Filho para nos salvar de tudo o que compromete nossa paz e alegria de viver: dificuldades, sofrimentos, morte...

 

 

 

Orações da Novena

1º dia

2º dia

3º dia

4º dia

5º dia

6º dia

7º dia

8º dia

9º dia

 

 

 

Saiba mais

Pároco Atual  

Liturgia Dominical  

  Liturgia Diária  

Horários da Basílica  

Carmelitas em Campinas  

Imagens e Idolatria  

Links  
  AVISOS  
Escapulário

Origem  

Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

Google

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil