Basílica
 Dados Gerais do Carmo
 Basílica Tombada
 Significado Histórico
 Pobre Matriz Rica
 Basílica na História
 Outras Informações
 Livro da Basílica
 Pinturas
 Iconografia
 Órgão Tamburini
 Coral Vozes do Carmo
 Horários de Missas
 Horários de Confissões
Paróquia
 Histórico
 Párocos
 Pastorais
 Atividades
 Calendário Anual
 Horários
 Batizados
 Casamentos
 Escola Paroquial
 Capela N.Sra.Boa Morte
 Templo Votivo
 
N. Sra. do Carmo
 Festa: 16 de Julho
 Devoção e História
 Novena
 Cânticos
 Oração
 Reza do Terço

 

 

 

 

 

 

 Recomende este site

 

 

 

 
 

1º de janeiro

Solenidade da Santa Mãe de Deus

Dia Mundial da Paz e Fraternidade Universal

 

 

 

"Por Maria veio ao mundo Cristo, nossa paz!"

Mergulhados na força da paz e da esperança, somos chamados a contemplar o silêncio de Maria. Do seu jeito, também contemplamos o mistério inefável de nossa redenção, e guardamos no coração a palavra redentora de Cristo. A exemplo de Maria, o Cristo espera que sejamos fecundos de vida. Assim alcançaremos a paz quando a vida for amada e respeitada como dom divino. Celebremos a paz, o amor, a vida, a presença amorosa do Senhor entre nós. 

 

 

 

Liturgia da Palavra

 

Deus nos fala

Maria nos trouxe a bênção por excelência a toda a humanidade: Jesus, o Filho de Deus dela nascido. E um coração como o de Maria tem profundidade espiritual e percebe nos acontecimentos a vontade divina. 

 

 

 

Primeira Leitura - Nm 6,22-27

Leitura do Livro dos Números:

O Senhor falou a Moisés, dizendo: "Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: 'O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!' Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

 

Salmo Responsorial - Sl 66

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção!

 

Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos.

 

Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda a terra, as nações.

 

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

 

 

 

Segunda Leitura - Gl 4,4-7

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos: Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá ― ó Pai! Assim, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Evangelho - Lc 2,16-21

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Lucas:

Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura.

Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam.

Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração.

Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

 

Reflexão

Celebração de Maria, Mãe de Deus

É fácil rezar: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores". Quem começou a dizer assim, o fez com naturalidade. O evangelista Lucas coloca na boca de Isabel a saudação: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem que a Mãe do meu Senhor me visite?" (Lc 1,42-43).

Usa a palavra Senhor (Kyrios), que é o mesmo termo usado para Deus. Isabel, "cheia do Espírito Santo" (Lc 1,41), falou desse modo, chamando-a Mãe do meu Senhor. Lucas, que escreveu pelos anos 80, recolheu seus ensinamentos das testemunhas oculares (Lc 1,2). Colheu um uso já tradicional entre as testemunhas.

Foi encontrado no Egito, em 1927, um papiro dos anos 250, onde está escrita aquela oração tão querida: "À vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus..." Já era uso comum da Comunidade chamar Maria de Mãe de Deus. O Concílio de Éfeso, que definiu como doutrina verdadeira a Divindade e a Humanidade de Cristo, ensina que a Mãe de Jesus pode e deve ser chamada Mãe de Deus porque seu Filho era Deus.

Continuaremos a rezar com toda a Igreja: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém". Negar que Maria seja Mãe de Deus é negar que Jesus é Deus. Ele nasceu de uma mulher (Gl 4,4). É Homem-Deus.

Nesta celebração de início de ano encontramos Maria e José e o "Menino deitado na manjedoura" (Lc 3,16). É um belo momento de diálogo das coisas de Deus. Maria e José ouvem dos pastores o que os Anjos lhes disseram. Quanto a "Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração" (Lc 2,19). Belo modelo de cristã que leva ao laboratório do coração as coisas de Deus e as transforma em vida.

Iniciando um novo ano podemos fazer um projeto de vida seguindo o modelo da Mãe de Deus e nossa. Ela nos trouxe a Bênção, que é Jesus. Ela o fez por geração. Nós podemos ser uma bênção para os outros acolhendo e facilitando sua vida com a amizade, o serviço fraterno, o respeito, o carinho e a dedicação para com todos. Somos um Evangelho vivo que transmite suas verdades com nossas atitudes.

Com a Mãe de Deus façamos um ano abençoado, todo de Deus.

Pe.Luiz Carlos de Oliveria, C.Ss.R.

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed. Santuário - 01/01/2019

 

 

 

Oração da Comunidade

Ó Senhor, Deus de bondade, humildemente nos aproximamos de vós e clamamos vosso auxílio e proteção divinos, dizendo:

- Por Maria, ouvi-nos, Senhor!

 

1. Abençoai vossa Igreja para que, cumprindo sua missão, anuncie o Evangelho de um modo fecundo, que alcance o coração dos homens e das mulheres, nós vos clamamos, Senhor.

- Por Maria, ouvi-nos, Senhor!

 

2. Inspirai os evangelizadores do tempo de agora, para que sejam tomados pelo ardor missionário e saibam responder às angústias e incertezas da humanidade, nós vos clamamos, Senhor.

- Por Maria, ouvi-nos, Senhor!

 

3. Fazei-nos viver com dinamismo nossa fé, e assim criarmos laços humanos geradores de vida, de paz e de solidariedade, nós vos clamamos, Senhor.

- Por Maria, ouvi-nos, Senhor!

 

4. Tocai em nossa Comunidade, para que ela tenha um olhar compassivo e terno aos sofredores, marginalizados e excluídos, nós vos clamamos, Senhor.

- Por Maria, ouvi-nos, Senhor!

 

5. Outras intenções...

 

Senhor Deus, que vossa graça nos preceda sempre, e nosso coração tenha em cada dia os mesmos sentimentos de vosso Filho, que convosco vive e reina para sempre.

- Amém.

 

 

 

Feliz Ano Novo!

Maria é modelo para um ano novo: contemplar as maravilhas de Deus! Vendo as maravilhas de Deus, nós as interiorizamos e as meditamos em nosso coração. Este é um grande remédio para os males de um ano difícil: trabalhar com o coração. Nosso coração é o coração do mundo. É ali que nascem as soluções dos problemas. Depois de refletir o mundo e rezá-lo no coração, somos sábios o suficiente para encaminhá-lo. Maria é uma escola para nós.

O ano novo se inicia com a força que o Espírito Santo nos dá. Deus tem os olhos sempre voltados para nós. E nos dá a paz. O ano será novo se nos dispusermos a ser fonte de bênção a todos que encontrarmos. Quem nos encontrar, encontre em nós a Paz que é Jesus, a Força que é o Espírito e o amor materno de Maria.

Celebrando Maria, a Santa Mãe de Deus, recebamos dela a bênção. Não cortemos a árvore, Maria. Se cortarmos, não teremos o Fruto bendito que é Jesus.

 

 

 

Saiba mais

Pároco Atual  

Liturgia Dominical  

  Liturgia Diária  

Horários da Basílica  

Carmelitas em Campinas  

Imagens e Idolatria  

Links  
  AVISOS  
Escapulário

Origem  

Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

Google

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil