Campanha da Fraternidade 2017

   

Basílica
 Dados Gerais do Carmo
 Basílica Tombada
 Significado Histórico
 Pobre Matriz Rica
 Basílica na História
 Outras Informações
 Pinturas
 Iconografia
 Órgão Tamburini
 Coral Vozes do Carmo
 Horários de Missas
 Horários de Confissões
Paróquia
 Histórico
 Párocos
 Pastorais
 Atividades
 Calendário Anual
 Horários
 Batizados
 Casamentos
 Escola Paroquial
 Capela N.Sra.Boa Morte
 Templo Votivo
 
N. Sra. do Carmo
 Festa: 16 de Julho
 Devoção e História
 Novena
 Cânticos
 Oração
 Reza do Terço

 

 

 

 

 

 

 

19/06/2020 - sexta-feira

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

A Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes.

No coração de Jesus existe tudo o que precisamos: fortaleza para os fracos, coragem para os tímidos, luz e conselho para os hesitantes; e para todos: humildade, paz, caridade e alegria de viver (Santa Paula Frassinetti).

 

*   *   *

 

O Pai nos amou eternamente em seu Filho Jesus Cristo. Ele foi fiel até o fim ao Pai e a cada um de nós em seu amor. Suas palavras ressoam em nossa vida, como a suave brisa da manhã: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso". Tomemos sobre nossos ombros o jugo e o fardo de Cristo, pois são leves e suaves. Amemos ainda mais aquele que nos amou eternamente.

 

Liturgia da Palavra

 

Deus nos fala

Deus nos escolheu para sempre. Somos amados por Ele. Sua Palavra é nosso alento e nossa salvação.

 

 

Primeira Leitura - Dt 7,6-11

Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: "Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido. O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos — na verdade sois o menor de todos — mas, sim, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito.

Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo- perecer; e não o deixa esperar, mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido. Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática".

— Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

 

 

Salmo responsorial - Sl 102

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre, e perdura para sempre.

 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

 

Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

 

O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

 

O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.

 

 

Segunda Leitura - 1Jo 4,7-16

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.

A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do Mundo. Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

— Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 11,25-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus:

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Temos de redescobrir a grandeza do Coração de Cristo. Não tem nenhum receio de se colocar diante dos simples e humildes, dos doentes e pecadores, dos fragilizados e abandonados, e bendiz ao Pai por todos eles. Como é belo o Evangelho, e que herança insondável temos em nossas mãos. Por que encontramos cristãos que não gostam que se fale dos pobres, dos abandonados, se essa é uma realidade do Evangelho em primeiro lugar? Deixemos o Evangelho dizer para nós, e não queiramos que ele nos diga o que imaginamos, desejamos.

 

 

Preces da Comunidade

Nesta solenidade do Sagrado Coração de Jesus elevemos nosso coração agradecido ao Pai que nos deu seu Filho Jesus Cristo e digamos:

- Deus da Vida, obrigado por vosso amor!

 

1. Porque somos filhos e filhas, frutos do amor infinito do Pai.

- Deus da Vida, obrigado por vosso amor!

 

2. Porque em Cristo encontramos a paz e a salvação eterna.

- Deus da Vida, obrigado por vosso amor!

 

3. Pelos que fazem o bem, praticam a justiça e são solidários.

- Deus da Vida, obrigado por vosso amor!

 

4. Porque somos Igreja, sacramento do Reino e povo amado.

- Deus da Vida, obrigado por vosso amor!

 

5. Pelas crianças e jovens, pelos casais e pelas famílias, e pelo bem praticado entre nós.

- Deus da Vida, obrigado por vosso amor!

 

6. Outras intenções...

 

Ó Pai, é tão bom poder falar convosco, pois sabemos o quanto nos amais. Dai-nos ter sempre um coração agradecido a vós e a vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina para sempre.

- Amém.

 

 

Oração

Ó Coração Sacratíssimo de Jesus, fonte viva e vivificante de Vida Eterna, tesouro infinito de divindade, fornalha ardente de amor divino, vós sois o lugar do meu descanso, o refúgio da minha segurança.

Ó meu amável Salvador, inflamai o meu coração daquele amor ardentíssimo do qual arde o vosso; derramai nele as inumeráveis graças de que o vosso Coração é a fonte.

Fazei que a vossa vontade seja a minha e que a minha vontade seja eternamente conforme a vossa. Amém.

 

 

 

 

 
Saiba mais

Pároco Atual  

Liturgia Dominical  

  Liturgia Diária  

Horários da Basílica  

Carmelitas em Campinas  

Imagens e Idolatria  

Links  
  AVISOS  
Escapulário

Origem  

Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

Google

 

 

 

 

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil