Basílica
 Dados Gerais do Carmo
 Basílica Tombada
 Significado Histórico
 Pobre Matriz Rica
 Basílica na História
 Outras Informações
 Livro da Basílica
 Pinturas
 Iconografia
 Órgão Tamburini
 Coral Vozes do Carmo
 Horários de Missas
 Horários de Confissões
Paróquia
 Histórico
 Párocos
 Pastorais
 Atividades
 Calendário Anual
 Horários
 Batizados
 Casamentos
 Escola Paroquial
 Capela N.Sra.Boa Morte
 Templo Votivo
 
N. Sra. do Carmo
 Festa: 16 de Julho
 Devoção e História
 Novena
 Cânticos
 Oração
 Reza do Terço

 

 

 

 

 

 Recomende este site

 

 

 
 

Batizados na Basílica

"Batismo é o início da pessoa no jeito cristão de ser"

 

 

 

Orientações para o Batismo, sua preparação e celebração

 

Fonte:

O Batismo de Crianças - Estudos da CNBB-81-2001.

Diretório dos Sacramentos - Arquidiocese de Campinas - 1995.  Introdução Geral do Rito para o Batismo de Crianças - 2003.

Código de Direito Canônico - Edições Loyola - 1983.

Rito de Iniciação Cristã  de Adultos.

 

 

O Sacramento do Batismo é o primeiro passo da iniciação cristã e condição para se receberem os demais sacramentos, porque é a porta de entrada na Igreja. O Batismo é necessário à salvação; por ele recebemos o dom da fé. O Batismo liberta do pecado, torna filho(a) adotivo(a) de Deus e membro da Igreja.

 

O Batismo é válido somente quando feito com água verdadeira, por imersão ou infusão, com a devida fórmula, e ainda: se a pessoa nunca foi batizada.

 

A recepção do Batismo deve ser preparada com cuidado pelos Pais e Padrinhos, quando se tratar de crianças. Pais e Padrinhos devem ser convenientemente instruídos sobre o sentido do Batismo e das obrigações e consequências que dele decorrem.

 

Os adultos que desejam o Batismo devem se preparar pelo catecumenato, que é uma preparação mais longa, de acordo com o “Rito de Iniciação Cristã de Adultos”. O Batismo seja conferido a um adulto não apenas em vista de outro sacramento, principalmente o matrimônio; seja, antes, desejado por si mesmo, como porta de ingresso à fé e à comunidade cristã.

 

Considera-se criança a pessoa que tem menos de sete anos. Equiparam-se a crianças aquelas pessoas que não têm o uso da razão.

 

Crianças a partir de sete anos completos devem fazer a Catequese, preparação para a primeira Eucaristia, e quando da recepção da mesma serão batizadas.

 

Na paróquia existe uma equipe da Pastoral do Batismo que ajuda o pároco na preparação dos batizados. Toda a Comunidade deve oferecer aos pais uma oportunidade de se prepararem para o Batismo de seus filhos.

 

Pais e padrinhos devem cuidar para que o nome da criança não seja alheio ao sentido cristão ou que venha a trazer problemas futuros à criança.

 

Embora o Batismo possa ser celebrado em qualquer dia, é aconselhável que seja celebrado no Domingo, ou quando possível, na Vigília de Páscoa.

 

O lugar do batizado é a igreja paroquial onde está a pia batismal e, em casos excepcionais, num oratório ou capela, com permissão do bispo.

 

 

 

Para batizar validamente uma criança é preciso que:

 

a) os pais, ou pelo menos um deles, ou aqueles que fazem às vezes dos pais (se os mesmos são falecidos ou abandonaram os filhos, ou os doaram para adoção etc.) estejam de acordo e deem seu consentimento.

 

b) Que haja esperança de que a criança será educada na fé católica. Se não há garantias de se educar a criança na fé, o Batismo deve ser adiado, explicando-se o motivo aos pais.

 

Em perigo de morte, qualquer criança pode ser batizada, mesmo sem permissão de seus pais e, se não tiver um padre, mesmo um cristão leigo pode batizar validamente com a água e a recitação da fórmula: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

 

Quando possível, sejam dados padrinhos ao batizado. Pode haver um só padrinho ou uma só madrinha ou um casal de padrinhos. Não se admitem dois padrinhos ou duas madrinhas; esta modalidade não é contemplada. Não podem ser o pai ou a mãe do(a) batizando(a).

 

Os pais devem arrumar padrinhos para os filhos e não compadres para si. Devem pensar na vida cristã da criança e não nas conveniências de amizade e compadrio. A  função de padrinhos não é meramente honorífica, mas é  uma função de tomar a seu cargo o acompanhamento da criança na vida de fé.

 

 

Os padrinhos têm como dever, ou seja, devem: ter mais de dezesseis anos de idade, devem ser católicos e terem sido batizados e possivelmente crismados, devem levar uma vida de acordo com a fé dando bom exemplo, devem participar da vida da Igreja em uma comunidade e zelar para que o(a) afilhado(a) leve uma vida cristã digna do seu batismo.

 

Os padrinhos, no caso de um casal, que vivem juntos, precisam ser casados na Igreja, caso os pais não sejam. Pais não se escolhem, mas padrinhos sim, por isso deve-se procurar quem possa dar este bom exemplo aos afilhados. Deve-se, no entanto, dialogar com a Equipe da Pastoral do Batismo e da Família da Paróquia, para maiores informações, se desejarem.

 

Pessoas não cristãs e também as pertencentes a outras religiões não podem ser padrinhos. No entanto, podem assistir ao batizado. Um cristão não católico, porém, ao lado de um padrinho ou madrinha católica pode servir de testemunha cristã de uma criança a ser batizada na Igreja Católica.

 

A Equipe de Pastoral do Batismo dá aos pais e padrinhos que fizeram a preparação um comprovante por escrito que deve ser guardado com cuidado.

 

O batizado deve ser celebrado de forma solene, com a participação da comunidade dentro do possível, mas imprescindivelmente com a participação dos pais e padrinhos e da equipe de celebração. Cada comunidade deve ter seus dias fixos para a preparação e a celebração do Batismo no seu calendário anual.

 

O Batismo deve ser registrado no Livro de Batismos da paróquia. Deve-se entregar uma certidão ou lembrança do Batismo aos pais.

 

 

 

 

Casos especiais

      

Mães e pais solteiros merecem  acolhida e atenção através de um diálogo com a Pastoral do Batismo da Paróquia. Igualmente, pais que vivem juntos, mas não podem se casar na Igreja, sejam acolhidos para um diálogo. Quando estão em situação irregular, mas pode ser regularizada, a pastoral deve orientá-los.

 

Quando os pais forem de religiões diferentes, respeite-se a religião da parte não católica, sua liberdade de estar ausente da Preparação do Batismo e da Celebração. No entanto, deve-se obter da parte católica o empenho na educação cristã da criança.

 

 

 

 

Informações e documentos necessários

para a Inscrição e Preparação de Pais e Padrinhos

e para batizar as crianças

      

 

Criança

Obrigatório trazer XEROX da Certidão de Nascimento.

 

Pais

Nome e endereço completos (cidade, bairro, CEP e telefone de contato).

Se são católicos apostólicos romanos e batizados, apresentar Certidão de Batismo.

No caso de já terem feito a preparação, obrigatório apresentar o Certificado de Preparação no ato da inscrição.

Obrigatório que os pais ou padrinhos, isto é, um dos casais, sejam casados na Igreja Católica (trazer comprovante e fornecer e-mail para contato).

Obrigatório trazer XEROX dos documentos de identidade dos pais.

 

Padrinhos

Nome e endereço completos (cidade, bairro, CEP e telefone de contato).

Se são católicos apostólicos romanos e batizados, apresentar Certidão de Batismo.

No caso de já terem feito a preparação, obrigatório apresentar o Certificado de Preparação no ato da inscrição.

Se forem casados na Igreja Católica, trazer comprovante.

Se solteiros, apresentar Certidão da Crisma.

Obrigatório trazer XEROX dos documentos de identidade dos padrinhos.

 

 

Observações

1) Toda a documentação acima é solicitada tanto para a inscrição de Pais e Padrinhos, como também para inscrições individuais, ou seja, somente para pai, mãe, padrinho e madrinha; tanto para batizar na Basílica Nossa Senhora do Carmo ou não.

2) Para os que vão batizar na Basílica Nossa Senhora do Carmo, solicitamos uma oferta de R$ 40,00 a ser recolhida na Secretaria Paroquial, no ato da inscrição.

 

 

 

  

Equipe de Pastoral do Batismo e Celebração

Nossa Paróquia dispõe de uma equipe para preparar os pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo das crianças, assim como para organizar também as celebrações dos batizados.

 

 

 

 

Datas para Inscrição, Preparação e Batizados:

informe-se na Secretaria Paroquial.

 

 

 

 

Início

 

Saiba mais

Pároco Atual  

Liturgia Dominical  

  Liturgia Diária  

Horários da Basílica  

Carmelitas em Campinas  

Imagens e Idolatria  

Links  
  AVISOS  
Escapulário

Origem  

Espiritualidade

 

 

 

 

 

 

Google

 

 

 

 

 

 

 

 
© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil