01/11/2020

Solenidade de Todos os Santos

 

 

     Todo domingo às 10h00

 

 

 

É belo o chamado que o Senhor nos faz: ser santos como Ele é santo! Deus nos deu o dom da vida para que vivêssemos na liberdade de seu amor e alcançássemos a santidade. Somos peregrinos, mas não podemos perder o sentimento e a coragem de sermos bem-aventurados. Santos são aqueles que percorrem o caminho das Bem-aventuranças, pois acolhem o Cristo, a verdade do Reino e estão atentos aos sinais dos tempos. Que o Reino de Cristo se implante definitivamente entre nós. 

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

O Reino dos Céus já prometido no Antigo Testamento se realiza plenamente na palavra e na pessoa de Cristo. Por isso, é bem-aventurado quem o acolhe em sua vida.

 

 

1ª Leitura - Ap 7,2-4.9-14

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: "Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus".

Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.

Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. Todos proclamavam com voz forte: "A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro".

Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: "Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém". E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: "Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?" Eu respondi: "Tu é que sabes, meu senhor". E então ele me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 23

É assim a geração dos que procuram o Senhor!

 

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

 

"Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?" "Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

 

Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador". "É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face".  

 

 

2ª Leitura - 1Jo 3,1-3

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 5,1-12a

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

A Solenidade de hoje, que contempla todos os santos e santas, é uma oportunidade para cada um de nós refletir sobre nossa condição de batizados e batizadas, tendo em vista nosso destino e meta: alcançar a santidade. É importante, no entanto, ter clareza do que seja realmente a santidade e quais os meios para alcançá-a. Os textos bíblicos que a liturgia oferece nos ajudam nessa reflexão.

Por muito tempo, a santidade foi vista como algo quase inalcançável e reservado para um número pequeno de privilegiados e eleitos. Obviamente, essa concepção não corresponde ao que pensava Jesus e seus primeiros seguidores. A Primeira Leitura apresenta a visão do discípulo-profeta, o qual contempla a multidão dos eleitos, aqueles que perseveraram, resistiram às provações e tiveram suas vestes lavadas no sangue do Cordeiro, Jesus Cristo. Com uma linguagem simbólica, o autor do Apocalipse procura animar os cristãos perseguidos da sua época a não desistirem da santidade, não obstante as tribulações. Embora a imagem da visão apresentada seja futurista, seu objetivo é animar os cristãos peregrinos a perseverarem, mais que descrever uma vida futura.

A Segunda Leitura associa diretamente a santidade ao batismo: é um dom do Pai podermos ser chamados filhos de Deus, e é pelo batismo que recebemos essa graça. Com isso, a vida do Pai deve refletir na vida dos seus filhos e filhas; e isso é a santidade. O mais importante é que o Pai não espera o dia de nossa morte para nos conceder essa graça, mas já o somos desde agora. Somos santos à medida em que nos assemelhamos a ele. Ser santo é, portanto, viver nesta vida os valores ensinados por Jesus Cristo. Por isso, quando os apóstolos se comunicavam com os cristãos das diversas Comunidades, os tratavam como santos (cf. Ef 1,1; Fl 1,1; Cl 1,2; Rm 1,7).

O Evangelho apresenta a versão mateana das bem-aventuranças, texto considerado "a carta magna" do cristianismo. Nesse texto, Jesus propõe seu programa de vida como um caminho para a felicidade e a santidade, mas como algo a ser vivido já aqui nesta vida terrena. Se fosse possível estabelecer uma hierarquia das palavras de Jesus, não restam dúvidas de que as bem-aventuranças ocupariam o primeiro lugar. Nelas, Jesus não apresenta sugestões para seus seguidores, mas condições para o seguimento.

Vivê-las é pautar a vida e as relações a partir do amor, sinônimo de santidade. A melhor forma de recordar todos os santos e santas é atualizando as bem-aventuranças em nossa vida, vivendo, desde já, a santidade.  

Pe. Francisco Cornélio Freire Rodrigues - Diocese de Mossoró- RN

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (01/11/2020)

 

 

Preces da Comunidade

Senhor Deus, volvei vosso olhar misericordioso para nós, vosso povo, confirmai-nos como vossos filhos e filhas, e ouvi nosso clamor:

- Por vosso amor, santificai-nos, ó Senhor!

 

1. Inspirai vossa Igreja na missão e nas atitudes de humildade e simplicidade, e assim ela testemunhe vossa bondade e santidade, nós clamamos a vós, Senhor.

- Por vosso amor, santificai-nos, ó Senhor!

 

2. Tocai na vida das pessoas de nossas Comunidades, para que elas sejam geradoras de vida, de santidade e de solidariedade para com os pobres e excluídos, nós clamamos a vós, Senhor.

- Por vosso amor, santificai-nos, ó Senhor!

 

3. Guardai nossas famílias em vossa misericórdia, para que reencontrem sempre o caminho do diálogo, do perdão e da harmonia, e vivam com alegria a vida de união, nós clamamos a vós, Senhor.

- Por vosso amor, santificai-nos, ó Senhor!

 

4. Conduzi-nos todos no caminho das Bem-aventuranças, e vivendo com intensidade a vida de comunhão e de fraternidade, alcancemos a santidade, nós clamamos a vós, Senhor.

- Por vosso amor, santificai-nos, ó Senhor!

 

5. Outras intenções...

 

Senhor Deus, acolhei nossa súplica e despertai nossa consciência para que sejamos mais comprometidos com a verdade de vosso Reino, e vossa vontade se realize entre nós. Por Cristo, nosso Senhor.

- Amém.

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil