30/08/2020

Dia Nacional do Catequista

22º Domingo do Tempo Comum

 

 

O Senhor nos escolhe e nos chama para o seguimento dele. Buscar Deus, sua vontade e aquilo que lhe agrada é a missão do cristão, mesmo que esse seguimento culmine na cruz. Renunciar aos sedutores convites do mundo, enfrentar desafios e caminhar com Jesus, aos olhos do mundo são perdas, aos olhos da fé são certezas da vida. Como os Catequistas, sejamos todos animados e revigorados no seguimento fidedigno de Cristo.  

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

O discípulo de Jesus não se conforma com o mundo, mas procura realizar nele a vontade de Deus, mesmo que ela exija renúncia e perdas.  

 

 

1ª Leitura - Jr 20,7-9

Leitura do Livro do Profeta Jeremias:

Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim. Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.

Disse comigo: "Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele". Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 84

A minha alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

 

Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minha alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

 

Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida; e por isso meus lábios vos louvam.

 

Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minha alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

 

Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.  

 

 

2ª Leitura - Rm 12,1-2

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 16,21-27

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Naquele tempo, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!"

Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: "Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!"

Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Hoje, no Dia Nacional do Catequista, queremos louvar e agradecer a quem aceitou o desafio dessa missão de evangelizar no ensinamento dos caminhos do Senhor. Precisamos de catequistas cada vez mais comprometidos no seguimento de Jesus e conhecedores do amor incondicional de Deus Pai por nós. E esse conhecimento não pode ser guardado, e sim demonstrado e ensinado aos outros. Catequista é o missionário que leva ao outro seu conhecimento do Projeto de Deus para a humanidade. Esse conhecimento não pode ser somente teórico, e sim prático. E para que haja de fato a prática, faz-se necessária a experiência cada vez mais forte do amor de Deus.

"Seduziste-me, Senhor, e eu me deixei seduzir..." (Jr 20,7). Somos motivados a ser seguidores do Senhor, porque Ele de fato nos seduziu. Fez com que nos apaixonássemos profundamente por seu imenso amor.

Mas mesmo no seguimento do Senhor, e às vezes, até por causa desse seguimento, a vida nos coloca provações! E são tantas...

Mas em meio a provações, percebemos o tanto que Deus é bom e nos concede seus dons, principalmente o dom da fortaleza para prosseguirmos em meio a essas dificuldades que de vez em quando aparecem. Paulo, na segunda leitura, faz um apelo a que nos deixemos conduzir pela misericórdia de Deus. Antigamente a gratidão se dava pelos sacrifícios de objetos e animais oferecidos ao Senhor. Paulo vem mostrar-nos que o verdadeiro sacrifício e a oferta agradável ao Senhor não precisam estar na linha de oferecimento de coisas e animais. Mas sim na oferta de nós mesmos, de nossos corações.

Se Deus é misericórdia, move-se pela misericórdia. E misericórdia vem do mais profundo Coração do Senhor, então, somos convidados a mergulhar nosso coração no Coração de nosso Deus. Essa é a verdadeira oferta que podemos fazer. Oferta de nós mesmos.

No Evangelho de Mateus, dentro da linha do seguimento, o evangelista quer mostrar-nos que Jesus também passou por provações, dentro da linha da rejeição do projeto que ele, com tanto amor, se esforçava em difundir, que é o projeto do Reino. Jesus mostra a seus discípulos o "caminho da cruz", o caminho que vai em direção a Jerusalém, lugar da condenação, lugar do sofrimento, lugar da cruz.

No seguimento do Senhor, podemos fortalecer-nos para fazermos o caminho que nos leva a Jerusalém, o lugar da cruz. Cruz cada um tem a sua no dia a dia da vida. Agora, precisamos saber levá-la com amor e coragem. Se temos sofrimentos e dificuldades, temos também o Senhor ao nosso lado para nos fortalecer em nossa caminhada.   

Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R.

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (30/08/2020)

 

 

Preces da Comunidade

Senhor Deus, volvei para nós vosso olhar misericordioso, acolhei vosso povo que vos clama confiante e atendei-nos.

 

1. Fortalecei os que desejam seguir ao Cristo, no serviço dos pobres e dos humildes, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, saciai-nos com vosso amor!

 

2. Guardai e animai os que são perseguidos por anunciarem a verdade e a paz, para que sejam confortados por vossa Palavra, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, saciai-nos com vosso amor!

 

3. Olhai com misericórdia para vossa Igreja e inspirai seus ministros no acolhimento e na misericórdia para com vosso povo, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, saciai-nos com vosso amor!

 

4. Protegei e abençoai, inspirai e conduzi os Catequistas em seu belo trabalho de preparar o futuro da fé em seus catequizandos, e que eles tenham muita paz, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, saciai-nos com vosso amor!

 

5. Outras intenções...

 

Ó Deus, Pai santo, desejosos de vosso amor, renovai-nos em nossa maneira de agir, pensar e amar, e fazei-nos cumpridores da vossa vontade. Isso vos pedimos, por Cristo, Senhor nosso.

- Amém.

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil