18/08/2019

Solenidade da Assunção de Maria

Vocação à Vida Religiosa e Consagrada

"Caminhamos com Maria para o céu!"

 

 

O Sim de Maria trouxe ao mundo o Verbo eterno do Pai, que assumiu a natureza humana em seu seio bendito. Maria é a verdadeira Arca da Aliança. Ela reconhece a grandeza divina e por isso pode dizer na casa de Isabel: "O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, fez grandes coisas". Maria, elevada ao céu, não abandonou sua missão, pois continua a cuidar de todos nós, como Mãe bendita. A Assunção de Maria nos ensina a crescer um pouco mais no amor a Cristo e à Igreja.  

 

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Maria caminha com a Igreja de seu Filho Jesus, e dela não se separa jamais. Ela é a mulher vestida de sol que, humildemente, na casa de Isabel reconhece em seu Cântico, o Magnificat, as maravilhas do Senhor. Feliz quem ouve e guarda a Palavra, como fez Maria.  

 

 

1ª Leitura - Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma Mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.

Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher, que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. A Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar.

Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: "Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 44

À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir.

 

As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.

 

Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: "Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!"

 

Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real. 

 

 

2ª Leitura - 1Cor 15,20-27a

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.

Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.

A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Com efeito, "Deus pôs tudo debaixo de seus pés".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Lc 1,39-56

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Lucas:

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".

Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre".

Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Maria, a filha predileta do Pai, é elevada ao céu. A Assunção de Nossa Senhora nos faz compreender a plena redenção de toda a humanidade de Jesus. Maria é a nova Eva que responde com intensidade e generosidade ao amor de Deus, gerando o novo Adão, Jesus, o Redentor da humanidade.

Ela assumiu a vontade de Deus em sua vida, e Deus assumiu a própria vida de Maria. Por isso, a Assunção é sinal de que toda a humanidade, pelo mérito de Cristo, alcançará a participação na eternidade de Deus.

Maria é a verdadeira Arca da Aliança, pois o seu "fiat", seu sim, fez com que o Verbo eterno do Pai começasse a assumir a natureza humana em seu seio bendito. No encontro com Isabel, cheia do Espírito Santo, saúda tão efusivamente a Maria, saudação sobrenatural, demonstrando que Maria foi abençoada por Deus. E Maria reconhece que "o Todo-poderoso fez nela maravilhas".

A Leitura do Apocalipse mostra-nos Maria como Mãe da Igreja e sua grande missão. Essa missão, Maria recebeu aquele dia no alto da cruz, no dia da suprema dor e supremo amor do Cristo por nós. Agora se dá a segunda anunciação, não feita pelo Anjo, mas pelo próprio Cristo: "Mulher, eis o teu filho!" e "Filho, eis a tua mãe!" Maria participou maternalmente nos sofrimentos de Cristo, "revestida de sol", pois sabia quem era o Filho.

Por isso, a maternidade de Maria estende-se por toda a Igreja. Assim nos diz a Lumen Gentium,62: "A maternidade de Maria na economia da graça perdura sem interrupção... elevada ao céu, ela não abandonou esta missão salvadora... cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada". Por isso, a festa da Assunção de Maria deve ser causa de grande alegria para os cristãos, e nosso amor deve aumentar por Maria e pela Igreja. Ela é Mãe e continua a nos conduzir no caminho do Reino. Por isso, pedimos na oração da Igreja, "a graça de aspirarmos sempre às coisas do alto, para participar da sua glória...". 

O caminho que Maria percorreu é o que devemos também percorrer como cristãos. Alimentar em nós os sentimentos celestes e procurar a verdade de Cristo, seu ensinamento.

A Festa da Assunção de Maria deve nos alegrar muito, pois, além de ver seu exemplo de disponibilidade às coisas de Deus, e que devemos também estar disponíveis, ainda sabemos que temos uma Mãe bendita e santa que nos fortalece no caminho para a eternidade. Maria nos dá sem cessar seu auxílio maternal, como Mãe de Cristo e da Igreja.

Redação "Deus Conosco"

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (18/08/2019)

 

 

Preces da Comunidade

Senhor Deus, vós que estais presente no meio de nós e nos comunicais vosso amor, ouvi vosso povo peregrino, que precisa de vosso auxílio e vos suplica:

- Senhor, por Maria, ouvi nosso clamor!

 

1. Confirmai vossa Igreja em sua missão, e que ela, mesmo com suas dificuldades e limitações, seja fiel cooperadora de vosso Reino, nós vos rogamos.

- Senhor, por Maria, ouvi nosso clamor!

 

2. Fortalecei nossa Comunidade na força da esperança, e que ela, a exemplo de Maria, saiba acolher vossa vontade e ser solidária com os necessitados, nós vos rogamos.

- Senhor, por Maria, ouvi nosso clamor!

 

3. Iluminai a todos os consagrados, para que sejam fiéis testemunhas da verdade de Cristo e generosos colaboradores no anúncio do Evangelho, nós vos rogamos.

- Senhor, por Maria, ouvi nosso clamor!

 

4. Firmai nossa consciência nos valores de vosso Reino, e praticando o ensinamento de Cristo alcancemos a salvação que esperamos e desejamos, nós vos rogamos.

- Senhor, por Maria, ouvi nosso clamor!

 

5. Outras intenções...

 

Senhor Deus, conduzi vosso povo no caminho de vosso Filho Jesus, e que ele, sob a proteção materna de Maria, possa corresponder sem cessar com vossa vontade. Por Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

- Amém.

 

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil