13/08/2017

Ano Mariano Nacional - N. Sra. Aparecida - 300 anos de bênçãos

Dia dos Pais - Vocação à Vida da Família

19º Domingo do Tempo Comum

"Manter-se firme na fé!"

 

 

Em Jesus é possível encontrar Deus e seu amor. No silêncio do monte Horeb, Elias encontrou-se com Deus. No mar agitado, Jesus encontra-se com os discípulos que estão em apuros com o mar revolto, e a paz voltou a reinar. Onde colocamos nossa fé? Na pessoa de Jesus, não numa teoria ou filosofia, e Ele nos diz: "Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!" Junto de Jesus encontramos a paz, a vida e a eternidade.

 

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Quando fazemos silêncio em nosso interior a Palavra do Senhor ressoa em nós. Em Jesus encontramo-nos com o Pai, e sua presença e sua Palavra nos libertam.  

 

 

1ª Leitura - 1Rs 19,9a.11-13a

Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: "Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar".

Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto.

Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa.

Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 84

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

 

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

 

A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

 

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. 

 

 

2ª Leitura - Rm 9,1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.

Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas.

Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 14,22-33

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.

A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.

Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.

Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: "É um fantasma". E gritaram de medo.

Jesus, porém, logo lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!"

Então Pedro lhe disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água".

E Jesus respondeu: "Vem!" Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.

Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!"

Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: "Homem fraco na fé, por que duvidaste?"

Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.

Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: "Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!"

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

São muitos os perigos nesta vida para quem quer viver a proposta de Jesus. Somos tentados a desanimar e a fugir da missão. Na primeira leitura, Elias é perseguido porque desmascarou a política opressiva do rei Acab. Diante das ameaças de morte, Elias foge para o monte Horeb. Na montanha, o profeta faz uma profunda experiência de Deus. Deus não se manifesta na força do furacão nem do terremoto e do fogo, mas numa brisa suave e tranquila. Ouvindo a brisa suave, Elias vai ao encontro de Deus. De dentro desta brisa suave vem a voz de Deus reenviando Elias para sua missão. Ele não pode ter medo da violência. Fugir não é uma solução. Encorajado pela experiência de Deus, Elias volta para o mesmo lugar onde predominam a força e a violência.

Muita gente passa pela mesma experiência de Elias. Ao testemunhar o Evangelho, a pessoa encontra muitas dificuldades, animosidades e perseguições. Muitas vezes "as águas do mar da vida" querem nos afogar. Diante de tantas dificuldades, sentimos medo. É natural sentir medo. Mas o medo não pode ser maior que a fé. Mas onde está Jesus na hora em que sentimos medo?

No evangelho de hoje Jesus aparece a seus discípulos andando sobre o mar. Eles estão na barca, atravessando o mar. A barca é símbolo da Comunidade que passa por dificuldades e perseguições. O mar e a tempestade simbolizam essas dificuldades. Os discípulos se assustam, não percebem que é Jesus e o confundem com um fantasma. Gritam apavorados. Diante do grito de medo de seus discípulos, Jesus os encoraja dizendo: "Coragem! Sou eu! Não tenham medo". Pedro, simbolizando todos nós, duvida da presença de Jesus e pede um sinal. Animado pelo convite desafiador de Jesus, Pedro começa a caminhar em direção ao Mestre. Mas, no meio do caminho, sente medo, fraqueja e começa a afundar. Lança então um grito angustiado: "Senhor, salva-me!" Jesus então lhe estende a mão e o segura: "Por que você duvidou?" É assim que cantamos até hoje, buscando vencer os medos que a caminhada nos traz e reafirmando nossa fé na presença de Jesus: "segura na mão de Deus e vai!"

Francisco Orofino e Frei Carlos Mesters  

Este texto faz parte do folheto litúrgico deste domingo - Deus Conosco - Ed. Santuário.

 

 

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil