09/08/2020

Vocação da Família - Dia dos Pais

19º Domingo do Tempo Comum

 

 

Deus nos procura e quer estar onde estamos. Mesmo quando parece distante do barco de nossa vida, Ele nos surpreende com sua presença misteriosa e discreta, caminhando sobre o mar agitado de nossas limitações e fraquezas humanas. Contudo, apenas pela fé é possível descobrirmos o valor e o poder da força de Deus em nós. Apoiemo-nos sempre mais na misericórdia e no amor de Deus em todas as horas.  

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Confiemos, pois Deus vem sempre ao nosso encontro, como foi ao encontro de Elias, e Jesus ao encontro dos discípulos, no mar agitado.  

 

 

1ª Leitura - 1Rs 19,9a.11-13a

Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: "Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar".

Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 84

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

 

Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

 

A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

 

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.  

 

 

2ª Leitura - Rm 9,1-5

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 14,22-33

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: "É um fantasma". E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!"

Então Pedro lhe disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água". E Jesus respondeu: "Vem!" Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: "Homem fraco na fé, por que duvidaste?"

Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: "Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!"

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Coragem, sou eu! Não tenhais medo!

Jesus chama seus discípulos para irem com a barca à outra margem do lago da Galileia. Ir para outras terras, já que na outra margem o território era dos pagãos. O grupo missionário de Jesus parte em missão! Missão de implantar o Reino de Deus. Levar a semente do mundo novo querido e sonhado por Deus. 

Para que a missão possa dar frutos, Jesus mostra o elemento mais importante: ele passa a noite em oração (v.23), sintonizado com o Pai do Céu. A missão só tem frutos, se for feita em estrita harmonia e consonância com o Senhor.

O barco está no meio do lago, longe da margem. Há ventos contrários. Ventos contrários são as dificuldades que se apresentam a quem se propõe ao compromisso do anúncio e Reino.

O barco é frágil! Tudo balança com o vento. A noite dificulta a visão! Insegurança! Os discípulos de Jesus ficam com medo. Colocar-se ao serviço do Reino, geralmente aparecem as dificuldades que geram insegurança. Insegurança que muitas vezes cria a vontade desistir do projeto. O medo cria a barreira para a continuação da missão.

Jesus, em estrita harmonia com o Pai do Céu, possui a coragem necessária e espanta qualquer tipo de medo.

Sai do barco e caminha em direção aos discípulos. Jesus vai ao encontro do seguidor. Jesus vai ao encontro para transmitir a coragem necessária e espantar o medo. Jesus vem em direção dos discípulos como  a figura de um pai que, preocupado com a vida de sua família, parte em direção dos seus entes queridos.

Neste dia dedicado aos pais, façamos nossa oração na intenção de todos de nossa comunidade que possuem a vocação de serem pais. Que sejam de fato protetores da vida de sua família. Pai é modelo para seu filho. Que nossos pais adotem a postura de Jesus, modelo para aqueles discípulos, em todos os sentidos. Mas em consonância com o evangelho deste domingo, que nossos pais sejam fortes na fé para continuarem sua missão de educadores e protetores da dignidade da vida de seus filhos e filhas.

Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R.

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (09/08/2020)

 

 

Preces da Comunidade

Senhor Deus, sem vossa presença e vosso amor, nada somos. Vinde em auxílio de vosso povo que vos clama:

- Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

 

1. Guardai vossa Igreja e seus Ministros, e que todos possamos crescer na alegria da fé e testemunhando vossa presença amorosa, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

 

2. Guardai nossos pais em vosso amor misericordioso, e àqueles que se encontram em dificuldade pedimos vossa luz que os liberta, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

 

3. Guardai nossas famílias, e que em todos os ambientes onde vivemos sejamos capazes de manifestar vosso amor inefável, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

 

4. Dai-nos a graça de sermos uma Igreja viva, participativa e solidária, e sempre comprometida com a verdade de vosso Reino, nós vos suplicamos, Senhor.

- Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

 

5. Outras intenções...

 

Concedei-nos, Senhor todo-poderoso, que saibamos reconhecer-vos nos fatos e acontecimentos, e na face de nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor.

- Amém.

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil