07/06/2020

Solenidade da Santíssima Trindade

 

 

Deus é Amor, e a Santíssima Trindade vive em eterna comunhão de amor. Jesus nos revelou o amor do Pai, que nos foi comunicado interiormente pelo Espírito Santo. Nessa relação de amor aprendemos a amar do jeito de Deus, e cada ser humano é depositário desse amor. Nós nos aproximamos desse mistério de amor, com humildade, pois temos todos que aprender a amar o amor-comunhão e sermos geradores de vida. Bendito seja o Pai, que nos amou em seu Filho e nos santificou em seu Espírito.  

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

A Palavra vem nos despojar de nossas incoerências e nos apontar o caminho da vida, da liberdade e da paz.  

 

 

1ª Leitura - Êx 34,4b-6.8-9

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, Moisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra.

O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: "Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade  e fiel".

Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e, prostrado por terra, disse: "Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Ct. Dn 3,52-56

A vós louvor, honra e glória eternamente.

 

Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais.

 

No templo santo onde refulge a vossa glória.

 

E em vosso trono de poder vitorioso.

 

Sede bendito, que sondais as profundezas.

 

E superior aos querubins vos assentais.

 

Sede bendito no celeste firmamento.

 

 

2ª Leitura - 2Cor 13,11-13

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Jo 3,16-18

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Deus revela-se

Ao falar a Moisés, Deus manifesta-se a cada um de nós (Êx 34,4b-6.8-9) como Senhor, "Deus compassivo e misericordioso", bom e fiel. Jesus (Jo 3,16-18) apresenta-se como Filho Único, gerado pelo Pai. Paulo finamente fala-nos do Espírito Santo, no qual temos comunhão com o Pai e o Filho.

Essa realidade da vida íntima de Deus foge à nossa capacidade de compreensão. Mas, levados pelo dom da fé, acreditamos que Deus é uma comunidade de amor, não uma solidão fechada em si mesma. É Comunidade de amor que se abre para nos fazer participantes de sua vida divina. Diante dessa acolhida que a Trindade nos faz, só nos resta vivermos alegres, procurando chegar à perfeição feliz para a qual somos chamados, unidos na paz e no amor pelo poder do Espírito.

 

No amor da Trindade somos Comunidade

Porque a Trindade Divina é amor (1Jo 4-8) também nós podemos amar. E no amor, dado e recebido, encontramos felicidade. Seja no amor fraterno, atuante e comprometido, seja no amor conjugal, total, fiel e fecundo. E será pela vivência plena do amor-caridade que poderemos apresentar ao mundo uma imagem da Trindade. Esse amor, que recebemos como dom, torna-se para nós fonte e impulso que nos leva a procurar nossa plena realização como pessoa, não só espiritual, mas abrangendo toda a nossa realidade.

 

A visão da Trindade, nossa eterna felicidade.

Fomos criados para a visão eterna da Trindade. Não apenas visão de quem olha de fora, mas visão que é conhecimento mútuo, íntimo, na partilha e na revelação mais completa que se possa conceber. Veremos a Trindade ao participar de sua vida, de seu amor, de sua felicidade, totalmente penetrados por ela e plenamente mergulhados em sua vida divina. Veremos a Trindade e isso saciará todos os nossos anseios de conhecimento, amor e união.

Essa é nossa esperança, que nos deve iluminar, impulsionar e consolar em nossa caminhada, tantas vezes sofrida. Por isso mesmo, tudo façamos no nome do Mistério da Trindade, mergulhados no Pai, no Filho e no Espírito Santo.

Pe. Flávio Cavalca de Castro, C.Ss.R.

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (07/06/2020)

 

 

Preces da Comunidade

Na força do amor-comunhão nascido no coração da Santíssima Trindade, elevemos nossos rogos e humildemente clamemos:

- Deus de eterno amor, ouvi-nos!

 

1. Favorecei vosso povo com vossa graça libertadora, e que ele viva na santidade de vosso amor, nós vos rogamos, Senhor.

- Deus de eterno amor, ouvi-nos!

 

2. Abençoai vossa Igreja e que ela, sendo fiel à sua missão, manifeste ao mundo a imensidão de vosso amor salvador, nós vos rogamos, Senhor.

- Deus de eterno amor, ouvi-nos!

 

3. Guardai nossas Comunidades na vivência de vossa Palavra e despertai-as para escutar as perguntas e incertezas dos homens e mulheres de nosso tempo, nós vos rogamos, Senhor.

- Deus de eterno amor, ouvi-nos!

 

4. Educai-nos sem cessar no Evangelho de vosso Filho Jesus, e assim sejamos firmes na pertença de vosso Reino, e o testemunhemos em nossas atitudes, nós vos rogamos, Senhor.

- Deus de eterno amor, ouvi-nos!

 

5. Outras intenções...

 

Ó Deus, vós que sois rico em bondade e misericórdia, acolhei-nos juntamente com nossas preces e firmai-nos no caminho de vossa redenção. Isso vos pedimos, por Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

- Amém.

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil