12/05/2019

4º Domingo da Páscoa

Dia das Mães

Dia de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas

"Ele é o pastor verdadeiro e eterno!"

 

 

Jesus, o Bom Pastor, manifesta seu amor misericordioso para com a humanidade inteira. Nossos dias deixam marcas de anonimato e de massificação no povo. A figura de Cristo, Bom Pastor, revoluciona o mundo inteiro com seu amor acolhedor e transformador. Nele encontramos nossa identidade: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem". Contemplar, hoje, o rosto do Bom Pastor é nos sentir convocados para refazer a história com as cores do amor, da verdadeira liberdade e da paz.

 

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Cristo está presente na Palavra que nos salva, nos revigora e nos abre horizontes. O Bom Pastor dá sua vida também em sua Palavra libertadora. Ele conhece a todos nós, nos ama e espera que possamos dar uma resposta favorável ao seu amor e de pertença ao Reino.  

 

 

1ª Leitura - At 13,14.43-52

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Paulo e Barnabé, partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus.

No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.

Então, com muita coragem, Paulo e Barbabé declararam: "Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: 'Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'".

Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região.

Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território.

Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 99

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho.

 

Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

 

Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

 

Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente! 

 

 

2ª Leitura - Ap 7,9.14b-17

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:

Eu, João, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.

Então um dos anciãos me disse: "Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda.

Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente. Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Jo 10,27-30

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:

Naquele tempo, disse Jesus: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Jesus é o Pastor e guia de seu povo, que está em constante êxodo, na vivência da fé, no progresso do amor e na prática do bem e da justiça. A fé nos faz sair de nós mesmos para nos encontrarmos uns com os outros. Cristo nos manifesta o amor do Pai e, por isso, se põe diante de seu povo como o Bom Pastor. Ele se dispõe no amor a se relacionar conosco, dizendo que escutamos a sua voz e o seguimos: "Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem".

Escutar e seguir são palavras fortes e que devem ressoar profundamente em nós. Viver hoje como discípulo dele, escutando com docilidade sua voz e caminhar na fidelidade a Ele. Não podemos ser inocentes e achar que estando com Ele não vamos encontrar adversidades. Sim, adversidades, contrariedades, obstáculos vão estar presentes na vida do cristão. Vivemos num mundo dialético e é necessário estar atentos que a lógica do mundo muitas vezes não combina com a lógica do Reino. Jesus é o Bom Pastor, pois nos conduz na lógica do amor e da misericórdia.

A verdade de Cristo como o Pastor misericordioso e compassivo interroga a todos os que têm responsabilidades pastorais na Igreja, da maior até a menor responsabilidade. Como "bons pastores" só poderão usar de bondade, de amor e de misericórdia. Trata-se de consumir a própria vida, esquecendo-se de si mesmo, como fez o próprio Cristo. Somos colaboradores do Bom Pastor e à semelhança dele devemos nos comportar.

Assemelhando-se ao jeito de Cristo, o cristão é gerador de vida e de fecundidade apostólica, pois, em estando ao lado de seus semelhantes, os ajudará a caminhar ao encontro da Palavra, da Eucaristia, dos sacramentos. Enfim, os ajudará a se encontrar com o próprio Cristo.

Escutando a voz de Cristo e seguindo-o com generosidade, seremos capazes de ouvir o grito "surdo" de quem não é ouvido na sociedade, e, às vezes, até em nossas Comunidades. Os sofredores e excluídos esperam atitudes diferentes, pois reconhecem que o Cristo é o Senhor da vida e que fala por meio dos cristãos. Portanto, é grande nossa responsabilidade diante da vida, da realidade que nos cerca e dos sofredores e abandonados em nosso mundo.

Assemelhar-se ao Cristo é tornar-se "bons pastores" junto da comunidade e dos mais necessitados. Isso o Cristo espera dos cristãos. Sejamos, pois, corajosos na fé e no seguimento de Cristo.

Redação "Deus Conosco"

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (12/05/2019)

 

 

Oração da Comunidade

Ó Pai de infinita bondade, vosso Filho ressuscitado nos conduz no caminho da vida e nos faz pertencer ao vosso Reino. Em vossa bondade, ouvi compassivo nossos rogos.

 

1. Confirmai vossa Igreja em sua missão de anunciar o Evangelho que nos reúne no amor e nos faz pertencer ao vosso Reino, nós vos pedimos confiantes.

- Bom Pastor, atendei nossos rogos!

 

2. Tornai fecunda e profunda a ação da caridade e do acolhimento dos irmãos e irmãs em nossas Comunidades cristãs, nós vos pedimos confiantes.

- Bom Pastor, atendei nossos rogos!

 

3. Iluminai a mente e o coração de nossos líderes sociais para que estejam sempre ao lado da vida, da misericórdia e da união, nós vos pedimos confiantes.

- Bom Pastor, atendei nossos rogos!

 

4. Guardai bem junto de vós todos os que assumiram o Ministério ordenado, e fazei nascer entre nós, nas famílias e Comunidades, santas e generosas vocações sacerdotais, nós vos pedimos confiantes.

- Bom Pastor, atendei nossos rogos!

 

5. Dai vossa paz às mamães, parceiras da vida e promotoras da alegria no mundo, e que elas sejam fortes defensoras da dignidade humana, nós vos pedimos, confiantes.

- Bom Pastor, atendei nossos rogos!

 

6. Outras intenções...

 

Senhor Deus, quem poderá resistir ao vosso amor? Só em vós encontramos a vida e a paz. Acolhei-nos em vosso amor e em Cristo, vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

- Amém.

 

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil