25/04/2021

Dia Mundial de Orações pelas Vocações

4º Domingo da Páscoa

 

 

 

A terra está repleta do amor de Deus;

por sua palavra foram feitos os céus, aleluia!

 

Celebramos o único Senhor, o único Salvador, e por isso é o único Bom Pastor. Ele cuida de nós e nos conduz à vida verdadeira. Ele cuida para que não nos percamos nas coisas que não nos são essenciais. Somente no caminho dele vamos encontrar a vida plena e a alegria sem-fim. Ele deseja que sejamos, de fato, semelhantes a Ele em tudo, pois seu desejo é que sejamos sua família. 

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

A Palavra nos ensina a confiar no Senhor, o Bom Pastor, que busca nosso bem, seu povo amado.  

 

 

1ª Leitura - At 4,8-12

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: "Chefes do povo e anciãos: hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, ― aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos ― que este homem está curado, diante de vós.

Jesus é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular. Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 117

A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular.

 

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!" É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!

 

Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador! A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor é que foi feito tudo isso; que maravilhas ele fez a nossos olhos!

 

Bendito seja, em  nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores! Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! "Eterna é a sua misericórdia!"

 

 

2ª Leitura - 1Jo 3,1-2

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Jo 10,11-18

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:

Naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.

Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente.

Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai". 

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

O Bom Pastor conduz, guia e salva!

A Igreja de Jesus não está construída sobre preciosos mármores ou cenários monumentais. A Igreja de Jesus está alicerçada sobre "uma pedra desprezada pelos construtores". A Palavra nos lembra que somos herdeiros de Pedro, o pescador, e não de Constantino, o imperador.

A Comunidade cristã se nutre da disponibilidade de amar e de dar a vida uns pelos outros, ainda que seja por meio de orações e intercessões. Somos parte desse Corpo Místico do Cristo em que o menor gesto ecoa e faz vibrar pelo universo a totalidade desse mesmo Corpo. O Cristo distribui os dons plurais e diversos para que nasçam Comunidades fraternas e amorosas espalhadas por estas veredas de Deus, e que um dia serão, no Espírito e no Amor, um único rebanho de um só pastor. Se as ovelhas não valem a nossa vida, erramos de redil e nos perdemos, clamorosamente, nas estatísticas burocráticas de uma instituição eclesiástica.

O mistério pascal se expressa no ato de bondade e de beleza do Pastor de entregar a vida aos que Ele ama e no aceitar, se preciso for, a morte. Jesus, neste Evangelho, lança um desafio crucial: realizamos nosso serviço aos irmãos como funcionários/mercenários de uma instituição ou como pessoas vivas comprometidas com as Comunidades que nos foram dadas por Deus?

Se vingar a nossa presença como mercenários e não como samaritanos, viveremos na angústia de uma consciência infeliz que engana e, então, todos sairão perdendo: o pastor, as ovelhas, mas, sobretudo, a Igreja de Jesus. 

Pe. Paulo Botas, mts

Deus Conosco Semanário Litúrgico - Ed.Santuário (25/04/2021)

 

 

Preces da Comunidade

Ó Pai, recordamos vossa Aliança de amor para conosco, por meio de vosso Filho Jesus. Com humildade e confiança vimos pedir vosso auxílio divino. Ouvi-nos, Senhor, nosso Deus.

 

1. Senhor, Bom Pastor, conduzi vosso povo no caminho da paz e na pertença de vosso Reino, nós clamamos com fervor.

- Senhor, Bom Pastor, guardai-nos em vosso amor!

 

2. Deus da Vida, fazei com que sejam curadas as feridas provocadas pela exclusão e desprezo, pela opressão e ganância em vossos filhos e filhas, nós clamamos com fervor.

- Senhor, Bom Pastor, guardai-nos em vosso amor!

 

3. Pai Santo, não nos deixeis nos perder no meio das adversidades e pluralismo de ideias, mas buscar o que nos é essencial para viver com dignidade, nós clamamos com fervor.

- Senhor, Bom Pastor, guardai-nos em vosso amor!

 

4. Senhor, acolhei e animai a juventude e as crianças, as famílias e nossas Comunidades, para que vivamos unidos e na força da esperança, nós clamamos com fervor.

- Senhor, Bom Pastor, guardai-nos em vosso amor!

 

5. Outras intenções...

 

Aceitai, Senhor Deus, nossos rogos e conduzi-nos por vosso Filho, o Bom Pastor, que nos deu a vida e a redenção. Vós, que viveis e reinais pelos séculos sem-fim.

- Amém. 

 

 

Oração Vocacional

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, como missionários e missionárias, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

(Papa Paulo VI)

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil