03/05/2020

4º Domingo da Páscoa

Dia Mundial de Orações pelas Vocações

 

 

Cristo ressuscitado é o Bom Pastor e Redentor da humanidade. Onde está hoje o rebanho do Senhor? Está nas cidades, nos campos, no mundo urbano e no meio do emaranhado das relações novas geradas no tempo de agora. Mas é nessa realidade em que vivemos que o Senhor se faz presente e é nossa Luz. Por isso, a Palavra nos chama hoje à pertença do Reino, e junto da Comunidade cada um de nós tem sua identidade. Não somos anônimos, pois o Senhor é nosso Bom Pastor.  

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

A Palavra nos conduz para dentro do Reino de Deus, para o reinado de Deus no mundo. Ele nos chama à pertença de seu Reino.

 

 

1ª Leitura - At 2,14a.36-41

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

No dia de Pentecostes, Pedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: "Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes".

Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, o que devemos fazer?"

Pedro respondeu: "Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si".

Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: "Salvai-vos dessa gente corrompida!" Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 22

O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.

 

O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças. 

 

Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!

 

Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.

 

Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e na casa do Senhor habitarei pelos tempos infinitos.

 

 

2ª Leitura - 1Pd 2,20b-25

Leitura da Primeira Carta de São Pedro:

Caríssimos: Se suportais com paciência aquilo que sofreis por terdes feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus. De fato, para isto fostes chamados.

Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos.

Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Jo 10,1-10

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por João:

Naquele tempo, disse Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.

Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos".

Jesus contou-lhes esta parábola , mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Jesus é o Pastor e guia de seu povo, que está em constante êxodo, na vivência da fé, no progresso do amor e na prática do bem e da justiça. A fé nos faz sair de nós mesmos para nos encontrarmos uns com os outros. Cristo nos manifesta o amor do Pai e, por isso, se põe diante de seu povo como o Bom Pastor. Ele se dispõe no amor a se relacionar conosco, dizendo que escutamos a sua voz e o seguimos: "Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem".

Escutar e seguir são palavras fortes e que devem ressoar profundamente em nós. Viver hoje como discípulo dele, escutando com docilidade sua voz e caminhar na fidelidade a Ele. Não podemos ser inocentes e achar que estando com Ele não vamos encontrar adversidades. Sim, adversidades, contrariedades, obstáculos vão estar presentes na vida do cristão. Vivemos num mundo dialético e é necessário estar atentos que a lógica do mundo muitas vezes não combina com a lógica do Reino. Jesus é o Bom Pastor, pois nos conduz na lógica do amor e da misericórdia.

A verdade de Cristo como o Pastor misericordioso e compassivo interroga a todos os que têm responsabilidades pastorais na Igreja, da maior até a menor responsabilidade. Como "bons pastores" só poderão usar de bondade, de amor e de misericórdia. Trata-se de consumir a própria vida, esquecendo-se de si mesmo, como fez o próprio Cristo. Somos colaboradores do Bom Pastor e à semelhança dele devemos nos comportar.

Assemelhando-se ao jeito de Cristo, o cristão é gerador de vida e de fecundidade apostólica, pois, em estando ao lado de seus semelhantes, os ajudará a caminhar ao encontro da Palavra, da Eucaristia, dos sacramentos. Enfim, os ajudará a se encontrar com o próprio Cristo.

Escutando a voz de Cristo e seguindo-o com generosidade, seremos capazes de ouvir o grito "surdo" de quem não é ouvido na sociedade, e, às vezes, até em nossas Comunidades. Os sofredores e excluídos esperam atitudes diferentes, pois reconhecem que o Cristo é o Senhor da vida e que fala por meio dos cristãos. Portanto, é grande nossa responsabilidade diante da vida, da realidade que nos cerca e dos sofredores e abandonados em nosso mundo.

Assemelhar-se ao Cristo é tornar-se "bons pastores" junto da comunidade e dos mais necessitados. Isso o Cristo espera dos cristãos. Sejamos, pois, corajosos na fé e no seguimento de Cristo.

Redação "Deus Conosco"

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (12/05/2019)

 

 

Preces da Comunidade

Senhor Deus, nosso Pai, reunidos em vosso Filho Jesus, ressuscitado entre nós, viemos pedir vosso auxílio e proteção. Ouvi vosso povo que vos clama:

- Senhor, nosso Deus, salvai-nos!

 

1. Guardai vossa Igreja e fazei com que nossas Comunidades sejam sinais visíveis de vosso amor e vossa misericórdia, nós vos pedimos.

- Senhor, nosso Deus, salvai-nos!

 

2. Inspirai os Ministros de vossa Igreja, e que eles, como fiéis seguidores de Jesus, sejam misericordiosos, pacientes e cheios de bondade, nós vos pedimos.

- Senhor, nosso Deus, salvai-nos!

 

3. Iluminai os evangelizadores no tempo de agora, para que saibam unir o anúncio da verdade com respeito à liberdade; da justiça com a promoção humana, nós vos pedimos.

- Senhor, nosso Deus, salvai-nos!

 

4. Fazei brilhar em nossa vida de cristãos a face resplandecente de vosso Filho ressuscitado, nós vos pedimos.

- Senhor, nosso Deus, salvai-nos!

 

5. Consolai os que sofrem com a doença e a morte provocadas pela pandemia do novo coronavírus, fortalecei os que heroicamente têm cuidado dos enfermos e inspirai os que se dedicam à pesquisa de uma vacina eficaz, nós vos pedimos.

- Senhor, nosso Deus, salvai-nos!

 

6. Outras intenções...

 

Senhor Deus, se vos agradam as preces de vosso povo, por vossa graça, fazei realizar entre nós o que vos pedimos com humildade e confiança. Vós que viveis e reinais para sempre.

- Amém.

 

 

Oração Vocacional (Papa Paulo VI)

Jesus, mestre divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, como missionários e missionárias, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade.

- Amém.

 

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil