24/03/2019

3º Domingo da Quaresma

"Mudar o coração para a compaixão!"

 

 

A Quaresma quer que se realize a nova presença do Senhor entre nós. Ele é o sempre novo que precisamos encontrar, e nele tudo se renova, recria, revive. O Deus de Jesus é nosso Deus, e Ele vê e age na história: "Eu vi a aflição de meu povo". Por isso, Jesus nos ensina no Evangelho que o cristão não pode ser estéril diante de Deus, do amor e da misericórdia. Ele deseja a salvação de todos. Por isso, o Senhor nos propõe que mudemos o coração. Quaresma, chance de conversão que o Senhor nos oferece.  

 

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Ouvir a Palavra e deixar-se tocar por ela é converter-se. E converter-se é ser misericordioso como o Pai, é estar atento às necessidades dos pobres, a exemplo de Jesus. Somos frutos do amor e, por isso, em nós não pode haver lugar para o desamor.  

 

 

1ª Leitura - Êx 3,1-8a.13-15

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, Moisés apascentava o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Levou, um dia, o rebanho deserto adentro e chegou ao monte de Deus, o Horeb.

Apareceu-lhe o anjo do Senhor numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés notou que a sarça estava em chamas, mas não se consumia, e disse consigo: "Vou aproximar-me desta visão extraordinária, para ver por que a sarça não se consome".

O Senhor viu que Moisés se aproximava para observar e chamou-o do meio da sarça, dizendo: "Moisés! Moisés!" Ele respondeu: "Aqui estou". E Deus disse: "Não te aproximes! Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é uma terra santa".

E acrescentou: "Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó". Moisés cobriu o rosto, pois temia olhar para Deus.

E o Senhor lhe disse: "Eu vi a aflição do meu povo que está no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza de seus opressores. Sim, conheço os seus sofrimentos. Desci para libertá-los das mãos dos egípcios, e fazê-los sair daquele país para uma terra boa e espaçosa, uma terra onde corre leite e mel".

Moisés disse a Deus: "Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: 'O Deus de vossos pais enviou-me a vós'. Mas, se eles perguntarem: 'Qual é o seu nome?', o que lhes devo responder?"

Deus disse a Moisés: "Eu Sou aquele que sou". E acrescentou: "Assim responderás aos filhos de Israel: 'Eu Sou' enviou-me a vós'".

E Deus disse ainda a Moisés: "Assim dirás aos filhos de Israel: 'O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó enviou-me a vós'. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 102

O Senhor é bondoso e compassivo.

 

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

 

Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.

 

O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem.  

 

 

2ª Leitura - 1Cor 10,1-6.10-12

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, não quero que ignoreis o seguinte: Os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar; todos foram batizados em Moisés, sob a nuvem e pelo mar; e todos comeram do mesmo alimento espiritual, e todos beberam da mesma bebida espiritual; de fato, bebiam de um rochedo espiritual que os acompanhava - e esse rochedo era Cristo -.

No entanto, a maior parte deles desagradou a Deus, pois morreram e ficaram no deserto. Esses fatos aconteceram para serem exemplos para nós, a fim de que não desejemos coisas más, como fizeram aqueles no deserto. Não murmureis, como alguns deles murmuraram, e, por isso, foram mortos pelo anjo exterminador. Portanto, quem julga estar de pé tome cuidado para não cair.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Lc 13,1-9

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Lucas:

Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.

E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?'

Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás'".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Mudar o coração para a compaixão

- Deus é misericórdia

Podemos dizer que Deus tem compaixão, pena e dó de nós. A Escritura prefere dizer que Deus é misericordioso. A palavra hebraica, usada para o dizer, indica uma atitude que brota do mais íntimo de Deus, como que de suas entranhas, como o amor de mãe. Deus é misericordioso porque se compromete conosco, adota-nos como suas crianças, estabelece aliança conosco mais do que o faz um casal.

É assim que Deus se revelou a Moisés (Êx 3,1-8a.13-15). Disse que estava vendo o sofrimento do povo, que isso o remoía internamente, como se a perseguição fosse contra ele. Mas não apenas tinha dó, não só se compadecia, mas iria libertar o povo da escravidão. E o faria por sua fidelidade misericordiosa às promessas feitas a Abraão, Isaac e Jacó: "Eu vi, eu vi a miséria de meu povo no Egito e ouvi o clamor que lhe arrancam seus opressores; sim, conheço suas aflições. Desci para libertá-lo...".

Diante dessa revelação de Deus, precisamos mudar o coração para a compaixão, abrindo nosso coração para a misericórdia de Deus, e assumindo sua misericórdia.

Abrir-nos para a misericórdia de Deus

Partindo de dois fatos do noticiário do momento (Lc 13,2-5), Jesus insiste que temos de nos voltar e converter para Deus que nos oferece misericórdia. E isso é urgente, pois se trata de nossa felicidade. E tanto mais urgente pelo fato de a salvação nos ser oferecida gratuitamente, sem nenhum merecimento nosso. Temos de aceitar a misericórdia tão logo nos é oferecida.

- Assumir a misericórdia de Deus

Lucas conta a seguir a parábola da figueira poupada por algum tempo (13,6-9). O Senhor, em sua misericórdia infinita, tem paciência conosco e acompanha nossos passos lentos e hesitantes. Diante disso, o mínimo que podemos fazer é ter paciência e tolerância conosco e com os outros, que ainda não somos o que Deus espera de nós. 

Pe. Flávio Cavalca de Castro, C.Ss.R.

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (24/03/2019)

 

 

Oração da Comunidade

Ó Deus, vós que caminhais com vosso povo e o ensinais a andar no caminho da vida, ouvi em vosso amor a nós, que agora vos clamamos:

- Senhor, conduzi-nos em vosso amor!

 

1. Removei, Senhor, de nosso coração as atitudes egoístas, a indiferença e a frieza em nosso relacionamento com os irmãos e irmãs, nós vos pedimos.

- Senhor, conduzi-nos em vosso amor!

 

2. Fazei ressoar todos os dias em nosso interior a verdade de vosso Filho Jesus, para que caminhemos mais firmemente em nossa fé e no compromisso com vosso Reino, nós vos pedimos.

- Senhor, conduzi-nos em vosso amor!

 

3. Ensinai-nos a ter a palavra certa na hora certa, e a mão estendida aos mais abandonados e necessitados, nós vos pedimos.

- Senhor, conduzi-nos em vosso amor!

 

4. Ajudai-nos a viver com intensidade esse Tempo da Quaresma, para experimentarmos a Páscoa junto de vosso Filho Jesus, nós vos pedimos.

- Senhor, conduzi-nos em vosso amor!

 

5. Outras intenções...

 

Senhor, nosso Deus, obrigado por vossa paciência conosco, mas despertai nossa consciência para crescermos em vosso amor e na verdade de vosso Filho, que convosco vive e reina para sempre.

- Amém.

 

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil