12/02/2017

Ano Mariano Nacional - N. Sra. Aparecida - 300 anos de bênçãos

6º Domingo do Tempo Comum

"O Reino é dos humildes!"

 

 

A proposta de Deus é e será sempre a favor da vida. Seus mandamentos são para a defesa da dignidade humana e a promoção da vida, dom divino. Por isso, o amor vem em primeiro lugar e acima da observância da Lei. Os humildes entendem bem depressa o ensinamento de Jesus. Reconhecem que o amor verdadeiro cria fraternidade e relações humanas saudáveis. Deixam-se educar pelo Evangelho, pois sabem que ele é fonte de vida e de salvação.

 

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

A Lei do amor é objeto de meditação e a razão dos humildes e justos. A Palavra do Senhor é fonte de paz, de misericórdia e de salvação. Feliz quem a acolhe e procura vivê-la com intensidade.  

 

 

1ª Leitura - Eclo 15,16-21

Leitura do Livro do Eclesiástico:

Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 118

Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

 

Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo. Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!

 

Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!

 

Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor. Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra vossa lei!

 

Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim! Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.

 

 

2ª Leitura - 1Cor 2,6-10

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição.

Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que desde a eternidade Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Mas, como está escrito, "o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu". A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 5,20-22a.27-28.33-34a.37 - forma longa: Mt 5,17-37

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo.

Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum. Seja o vosso 'sim': 'Sim", e o vosso 'não': 'Não'. tudo o que for além disso vem do Maligno".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil