03/01/2021

Epifania do Senhor

 

 

   

 

 

Na simplicidade de seu Natal, ainda contemplando o presépio, vemos o Senhor da história e de todos os tempos revelando-se à humanidade inteira. A estrela que conduziu os magos do Oriente até o presépio também aponta um novo caminho para a humanidade: o de encontrarmos Jesus-Menino nos braços de Maria. Outra vez o Senhor nos dá a oportunidade de nos aproximarmos dele e com Ele revelar seu amor ao mundo. Eis nossa missão. 

  

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

A Palavra é a luz que nos guia e nos faz compreender o Deus que se revela em seu amor a todos os povos e nações.  

 

 

1ª Leitura - Is 60,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 71

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

 

Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! 

 

Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo.

 

Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará. 

 

 

2ª Leitura - Ef 3,2-3a.5-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho. 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 2,1-12

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua  estrela no Oriente e viemos adorá-lo".

Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. Eles responderam: "Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo".

Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: "Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo".

Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho. 

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Cristo, Verbo Eterno, é revelado aos povos!

- Salvador de todos

Desde o início de seu evangelho (2,1-12) Mateus deixa claro que Jesus veio para a salvação de todos, não só de um povo escolhido e privilegiado. Por isso falou desses homens misteriosos, sem nome, que vieram de longe, ninguém sabe de onde. Não sabemos qual era sua religião, nem como receberam a mensagem de Deus. Mas acreditaram, vieram e adoraram o Menino. Assim sabemos que todos são chamados para conhecer o salvador. E todos podem conhecê-lo, porque ele fala ao coração de cada pessoa, mesmo de quem nunca ouviu falar dele. Ele quer a salvação de todos, de todos de fato, e está sempre incansável à procura de cada um. Mas, para se fazer conhecido de todos, Jesus escolheu-nos para estar com ele e enviar-nos para anunciá-lo (Mc 3,14).

- Discípulos enviados

Cristo amou-nos cada um pessoalmente, escolheu e chamou. Deu-nos a possibilidade de conhecê-lo, acolheu-nos em sua comunidade e veio formando-nos aos poucos. E envia-nos todos para anunciá-lo, cada um do seu jeito, segundo seu caminho e seu chamamento.

Há multidões esperando por felicidade, salvação e esperança. Há tantos que o fazem conscientemente, e outros tantos que procuram sem saber o quê. Para esses mais pobres de verdade e esperança somos todos enviados. Somos responsáveis por eles, temos a riqueza de Cristo, temos de levá-lo a eles.

- A hora é agora

Jesus fala muitas vezes da urgência do Reino (Mt 4,17). Na minha cidade, na minha comunidade, na minha rua, na minha casa há gente precisando  de uma palavra, um convite, um testemunho de vida. Não preciso atravessar mares para anunciar os que o procuram ou para os que ainda não sabem que é dele que precisam. O que preciso é estar atento para ser a epifania, a manifestação de Cristo para todos. 

Pe. Flávio Cavalca de Castro, C.Ss.R.

Deus Conosco dia a dia - Ed.Santuário (03/01/2021)

 

 

Preces da Comunidade

Senhor Deus e Pai, que sois amor sem-fim, olhai com bondade para nossa humanidade e vinde em auxílio de vosso povo que agora vos clama:

- Confirmai em nós, Senhor, vosso amor!

 

1. Abençoai e guardai vossa Igreja em sua missão, e que ela proclame com fervor vosso Reino e promova a vida, a justiça e o direito entre os povos, nós vos rogamos, Senhor.

- Confirmai em nós, Senhor, vosso amor!

 

2. Iluminai os Ministros de vossa Igreja, e que eles, guiados pela luz de vossa sabedoria, sejam fervorosos no anúncio do Evangelho e na caridade entre os irmãos, nós vos rogamos, Senhor.

- Confirmai em nós, Senhor, vosso amor!

 

3. Fazei com que vossa Palavra produza no meio da sociedade frutos de solidariedade, comunhão, fraternidade, justiça e paz, nós vos rogamos, Senhor.

- Confirmai em nós, Senhor, vosso amor!

 

4. Guardai bem junto de vós os que trabalham ao lado dos mais abandonados no mundo e são para eles sinais e luz de vossa presença amorosa, nós vos rogamos, Senhor.

- Confirmai em nós, Senhor, vosso amor!

 

5. Outras intenções...

 

Senhor Deus e Pai, assim como vosso Filho acolheu dos magos ouro, incenso e mirra, acolhei nossa prece e jamais nos abandoneis em vossa misericórdia. Isso nós vos pedimos, por Cristo, vosso Filho e Senhor de todos os povos e nações.

- Amém.

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil