15/12/2019

3º Domingo do Advento

"O menor no reino dos céus é maior do que ele!"

 

 

Aproximamo-nos do Natal do Senhor, o qual esperamos com alegria; e a Liturgia nos fala de João Batista, aquele que preparou os caminhos do Senhor. João era grande na fé, na simplicidade e na missão, mas Jesus sabe que ainda maiores são os que vivem a humildade pelo Reino de Deus. Jesus manda dizer a João: os cegos veem, os surdos ouvem, os leprosos são curados, os mortos ressuscitam e os pobres escutam a Boa Nova. Ele nos trouxe a vida em plenitude.

 

 

Acendimento da 3ª Vela do Advento

A cada ano, com o Tempo do Advento, o Senhor nos dá a oportunidade de preparar os caminhos para a chegada de seu Filho amado e nosso irmão Jesus Cristo. Louvores sejam dados a Deus, pelas muitas vidas que se entregam, para que o Cristo seja acolhido e amado no mundo.

- Senhor, com amor, a exemplo de João Batista, entregamos nossa vida, para que, através do nosso louvor, todos se sintam chamados a participar de vosso Reino. Amém.  

 

 

Liturgia da Palavra - Deus nos fala

Todos aguardavam pacientemente o momento da grande revelação do amor. João preparou o caminho para a chegada de Jesus, aquele que veio para completar a obra da Criação. Hoje esperamos pacientes a plena revelação do Senhor, que virá na glória definitiva para nos redimir.  

 

 

1ª Leitura - Is 35,1-6a.10

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: "Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar".

Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.

Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial - Sl 145

Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!

 

O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

 

O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo, é o Senhor que protege o estrangeiro.

 

Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará.  

 

 

2ª Leitura - Tg 5,7-10

Leitura da Carta de São Tiago:

Irmãos: Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas.

Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus!

 

 

Evangelho - Mt 11,2-11

Anúncio do Evangelho de Jesus Cristo, escrito por Mateus:

Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?"

Jesus respondeu-lhes: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza de mim!"

Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: "O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.

Então, o que fostes  ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Reflexão

Alegrai-vos!

A temática do terceiro domingo do Advento abre à alegria do Natal mostrando que o Senhor está perto: "Alegrai-vos! O Senhor está perto". Essa alegria da vinda do Senhor é descrita pela imagem da renovação da natureza. Deus vem para a recompensa. O povo que volta do exílio vem cheio de alegria pela libertação. A futura missão do Messias já é manifestada pela cura de cegos, de surdos, de aleijados e de mudos. É uma felicidade eterna. O nascimento de Jesus não é um fato da história que passou, mas um novo modo de viver no mundo. O Advento nos prepara para esse momento. Rezamos na oração da missa: "...dai-nos chegar às alegrias da salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia". O presépio é um símbolo. A celebração litúrgica é a memória atuante que realiza o mistério da Encarnação e Nascimento do Senhor.

Espera que fortalece

São Tiago nos oferece um traço da espiritualidade deste tempo de espera que caracteriza o Advento. O Senhor virá no fim dos tempos, e vem no Natal de forma sacramental. Esperar exige paciência. O Apóstolo usa a imagem do lavrador que semeia e espera o fruto. Essa espera tem que se espelhar na paciência dos profetas que passaram por tantos sofrimentos. A espera se sustenta com o espírito de pobres diante de Deus. Não de miséria, mas de desapego. Pobres diante de Deus se sustentam com as alegrias da salvação. A alegria passageira entristece. A alegria no Senhor fortalece a esperança. A alegria de Deus é força.

Para ser profeta como João

O Advento deste ano reflete sobre João Batista. Ele é o maior profeta. É dele que está escrito: "Eis que envio o meu mensageiro à sua frente; ele preparará o caminho diante de ti" (Mt 11,9-10). João quer saber se Jesus é o Messias prometido. Jesus mostra aos enviados, através dos seus milagres (Mt 11,4-5).

João é modelo para os profetas e evangelizadores: centrado no fundamental que é sua vida e mensagem voltadas para a  missão. Por isso é desapegado, pois se vestia com peles, comia gafanhotos e mel silvestre. Nós nos perdemos no secundário e deixamos de lado o importante e que dá vida, como Jesus.

Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Folheto litúrgico Deus Conosco - Ed.Santuário (15/12/2019)

 

 

Preces da Comunidade

Na esperança do Natal do Senhor, peçamos ao Pai que nos conceda a graça de preparar dignamente nossa vida para celebrar tão grande mistério de amor, vivo e encarnado entre nós. Confiantes, rezemos:

- Vinde, Senhor Jesus, e dai-nos vossa paz!

 

1. Olhai para vossos Ministros ordenados, fazei-os seguir o exemplo de João Batista e que ajudem as Comunidades a viverem a encarnação de vosso Filho Jesus, nós vos suplicamos, Senhor.

- Vinde, Senhor Jesus, e dai-nos vossa paz!

 

2. Guardai as famílias e inspirai-as na vivência do Evangelho, e assim testemunhem ao mundo a beleza de seguir os passos de Cristo, nós vos suplicamos, Senhor.

- Vinde, Senhor Jesus, e dai-nos vossa paz!

 

3. Fazei de nossa Comunidade um verdadeiro presépio, e assim acolhamos a Palavra e o ensinamento de vosso Filho Jesus, nós vos suplicamos, Senhor.

- Vinde, Senhor Jesus, e dai-nos vossa paz!

 

4. Abençoai as pessoas que testemunham o amor a vosso Filho e ao seu Evangelho, e fortalecem o mundo na prática do  bem e da esperança, nós vos suplicamos, Senhor.

- Vinde, Senhor Jesus, e dai-nos vossa paz!

 

5. Outras intenções...

 

Abri, ó Deus, nosso coração, para acolhermos a esperança e a ternura compassiva, que vosso Filho trará para nossa vida. Pelo mesmo Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.

- Amém.

 

 

*   *   *

 

   

 

© desde 25/12/2006 - Basílica Nossa Senhora do Carmo - Campinas - SP - Brasil